Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8515
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_CamilaTatianePereiraMarques.pdf707,55 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A literatura infantil como instrumento desencadeador de conhecimentos, da imaginação e afetividade na criança pequena
Autor(es): Marques, Camila Tatiane Pereira
Orientador(es): Cavaton, Maria Fernanda Farah
Assunto: Literatura infanto-juvenil
Afetividade
Interação social em crianças
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 1-Out-2014
Referência: MARQUES, Camila Tatiane Pereira. A literatura infantil como instrumento desencadeador de conhecimentos, da imaginação e afetividade na criança pequena. 2014. 73 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este trabalho de conclusão do curso de Pedagogia teve como objetivo compreender a literatura infantil como desencadeadora de processos de construção de conhecimento e imaginação em interações sócio afetivas. Para tanto, optamos pela abordagem metodológica da pesquisa qualitativa para a sua sistematização. Utilizamos o instrumento da observação participativa para a construção dos dados. Os participanres foram quinze crianças de três e quatro anos de idade em uma turma de maternal II de um jardim de infância de uma região administrativa do Distrito Federal. As observações e sua análise baseiam-se no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), tendo em seu aporte teórico autores como Held (1980), Abramovich (1994) e Vigotski (1987, 1998). A discussão dos dados construídos evidenciou que a literatura infantil constitui-se instrumento fundamental para a construção da afetividade e, por conseguinte, para a aquisição de conhecimentos, pois toda a atividade humana é mediada pela afetividade. Ainda, a imaginação prevaleceu nos momentos posteriores às sessões de contação de história, os quais haviam interações entre os participantes, contribuindo para a ressignificação e para a compreensão de mundo na criança pequena, proporcionando à criança a constituir-se da cultura a qual pertence. Em suma, a literatura, uma vez que propulsiona o desenvolvimento integral da criança, impulsiona relações entre o grupo de iguais, renovando vivências, laços de solidariedade, criando imaginários, repercutindo, assim, para o conhecimento do outro e de si mesmo.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons