Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8515
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_CamilaTatianePereiraMarques.pdf707,55 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCavaton, Maria Fernanda Farah-
dc.contributor.authorMarques, Camila Tatiane Pereira-
dc.identifier.citationMARQUES, Camila Tatiane Pereira. A literatura infantil como instrumento desencadeador de conhecimentos, da imaginação e afetividade na criança pequena. 2014. 73 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.en
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão do curso de Pedagogia teve como objetivo compreender a literatura infantil como desencadeadora de processos de construção de conhecimento e imaginação em interações sócio afetivas. Para tanto, optamos pela abordagem metodológica da pesquisa qualitativa para a sua sistematização. Utilizamos o instrumento da observação participativa para a construção dos dados. Os participanres foram quinze crianças de três e quatro anos de idade em uma turma de maternal II de um jardim de infância de uma região administrativa do Distrito Federal. As observações e sua análise baseiam-se no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), tendo em seu aporte teórico autores como Held (1980), Abramovich (1994) e Vigotski (1987, 1998). A discussão dos dados construídos evidenciou que a literatura infantil constitui-se instrumento fundamental para a construção da afetividade e, por conseguinte, para a aquisição de conhecimentos, pois toda a atividade humana é mediada pela afetividade. Ainda, a imaginação prevaleceu nos momentos posteriores às sessões de contação de história, os quais haviam interações entre os participantes, contribuindo para a ressignificação e para a compreensão de mundo na criança pequena, proporcionando à criança a constituir-se da cultura a qual pertence. Em suma, a literatura, uma vez que propulsiona o desenvolvimento integral da criança, impulsiona relações entre o grupo de iguais, renovando vivências, laços de solidariedade, criando imaginários, repercutindo, assim, para o conhecimento do outro e de si mesmo.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordLiteratura infanto-juvenilen
dc.subject.keywordAfetividadeen
dc.subject.keywordInteração social em criançasen
dc.titleA literatura infantil como instrumento desencadeador de conhecimentos, da imaginação e afetividade na criança pequenaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2014-10-01T18:41:06Z-
dc.date.available2014-10-01T18:41:06Z-
dc.date.issued2014-10-01T18:41:06Z-
dc.date.submitted2014-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/8515-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons