Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8485
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_DalvaAparecidaDosSantos.pdf868,37 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A influência da gestão democrática no trabalho do coordenador pedagógico : refletindo com uma escola do Distrito Federal
Autor(es): Santos, Dalva Aparecida dos
Orientador(es): Cruz, Shirleide Pereira da Silva
Coorientador(es): Gontijo, Simone Braz Ferreira
Assunto: Escolas - organização e administração
Coordenação pedagógica
Coordenadores pedagógicos
Autonomia escolar
Data de apresentação: 18-Mai-2013
Data de publicação: 25-Set-2014
Referência: SANTOS, Dalva Aparecida dos. A influência da gestão democrática no trabalho do coordenador pedagógico: refletindo com uma escola do Distrito Federal. 2013. 55 f., il. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar os princípios da Gestão Democrática e sua influência no trabalho do coordenador pedagógico e como este contribui para a promoção de uma educação de qualidade. A metodologia empregada foi de natureza qualitativa e os dados coletados do questionário aplicado à equipe de direção e professores de uma escola pública de anos iniciais da cidade de Santa Maria, Distrito Federal. Foi realizada uma análise das ações preconizadas pela gestão democrática que favorecem o trabalho do coordenador pedagógico em equipe. Dentre elas destacamos elaboração, orientação e coordenação da participação docente, articulação, divulgação, incentivo, orientação e acompanhamento das ações na implementação do PPP e ações pedagógicas. Identificou-se que as estratégias educacionais empregadas pela SE ainda não estão favorecendo o trabalho do coordenador pedagógico, pois, não viabilizam a contento o desenvolvimento da autonomia para quem assume a função, sendo que deve estar presente em várias reuniões, tabulando dados, organizando festas, cronogramas, além de questões administrativas e burocráticas, prejudicando o tempo que deveria ser dedicado ao acompanhamento pedagógico, propriamente dito. Ressalta-se que os professores acreditam no trabalho do coordenador pedagógico e percebem a importância da gestão democrática no seu trabalho em sala de aula, apesar de conhecerem de forma parcial seus princípios norteadores. Conclui-se, ser preciso um aprofundamento nos estudos para viabilizar as implementações da gestão democrática e conferir maior autonomia aos profissionais que ocupam o cargo de coordenador pedagógico, para que possa contribuir de forma efetiva no desenvolvimento do trabalho coletivo, sendo este um dos maiores desafios na implementação da gestão democrática.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons