Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8471
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_DeniseSoaresOliveira.pdf447,6 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A coordenação pedagógica e a formação continuada na perspectiva inclusiva
Autor(es): Oliveira, Denise Soares
Orientador(es): Fernandes, Rosana César de Arruda
Coorientador(es): Tolentino, Maria Antônia Honório
Assunto: Educação inclusiva
Professores de educação especial - formação
Educação especial
Coordenação pedagógica
Data de apresentação: 18-Mai-2013
Data de publicação: 24-Set-2014
Referência: OLIVEIRA, Denise Soares. A coordenação pedagógica e a formação continuada na perspectiva inclusiva. 2013. 45 f., il. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A Escola Inclusiva é uma realidade nas escolas da SEEDF. Entretanto, alguns professores ainda não compreendem que a inclusão é um fato e que todos podem conviver e aprender com os alunos com necessidades especiais dentro de uma perspectiva de diversidade e respeito pelas diferenças. E nessa perspectiva é o coordenador pedagógico o articulador dos saberes durante as coordenações a fim de proporcionar aos professores, condições de compreenderem a realidade, por meio de estudos e discussões, elaborarem estratégias que visem o desenvolvimento de habilidades do aluno com necessidades especiais de forma interdisciplinar. Assim, buscando meios para integrar ações coletivas pela busca de conhecimento sobre as necessidades educacionais de alunos especiais e sua integração no âmbito escolar com possíveis intervenções em seu processo de ensino-aprendizagem, o coordenador pedagógico e o professor/coordenador da Sala de Recursos, elaboram alternativas como apresentações de pessoas com deficiência, de palestras de especialistas, convivência e informação a respeito da inclusão e de como trabalhar com as necessidades desses alunos e, principalmente, suas possibilidades de aprendizagem. Com isso, os coordenadores nas coordenações coletivas, proporcionam uma formação continuada na perspectiva inclusiva de forma que professores possam refletir, compreender sobre as necessidades educativas especiais e sobre as suas práticas de forma que possam proporcionar a esses alunos especiais melhores condições de aprendizagem. A presente pesquisa buscou compreender este contexto, por meio da abordagem qualitativa, no intento de melhor entende o papel dos coordenadores, pedagógico e da Sala de Recursos, na promoção do respeito, da aceitação, da criação de ações inclusivas e da aplicabilidade de uma formação continuada no trabalho em que, o convívio com as diferenças, permita um melhor entendimento do que é Inclusão e de Escola Inclusiva.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons