Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8391
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_AmandaCadeteMeneguzzo.pdf447,12 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Socialização bilíngue : etnografia de uma experiência
Autor(es): Meneguzzo, Amanda Cadete
Orientador(es): Rocha, Maria Zélia Borba
Assunto: Educação bilíngue
Bilinguismo
Socialização
Etnologia
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 15-Set-2014
Referência: MENEGUZZO, Amanda Cadete. Socialização bilíngue: etnografia de uma experiência. 2014. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Esta monografia tem por tema a socialização e por objeto o processo socializador em um contexto institucional bilíngue. O presente trabalho tem o objetivo de analisar como acontece a socialização do professor com função de assistente no contexto de uma escola bilíngue de Brasília. Para isto o referencial teórico explora os conceitos e teorias da socialização, conceito de bilinguismo e teoria de educação bilíngue. Trata-se de uma pesquisa etnográfica, com observação participante, realizada pelo período de um ano, com observações de seis horas por dia. Foi observada a relação entre a coordenação pedagógica da escola, os professores titulares, os professores assistentes, os pais e os alunos em um processo de educação bilíngue de imersão inicial. Conclui-se que no processo de socialização profissional em contexto bilíngue há supervalorização da língua, da cultura e das regras da segunda língua, em detrimento da cultura nacional.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons