Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8391
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_AmandaCadeteMeneguzzo.pdf447,12 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorRocha, Maria Zélia Borba-
dc.contributor.authorMeneguzzo, Amanda Cadete-
dc.identifier.citationMENEGUZZO, Amanda Cadete. Socialização bilíngue: etnografia de uma experiência. 2014. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.en
dc.description.abstractEsta monografia tem por tema a socialização e por objeto o processo socializador em um contexto institucional bilíngue. O presente trabalho tem o objetivo de analisar como acontece a socialização do professor com função de assistente no contexto de uma escola bilíngue de Brasília. Para isto o referencial teórico explora os conceitos e teorias da socialização, conceito de bilinguismo e teoria de educação bilíngue. Trata-se de uma pesquisa etnográfica, com observação participante, realizada pelo período de um ano, com observações de seis horas por dia. Foi observada a relação entre a coordenação pedagógica da escola, os professores titulares, os professores assistentes, os pais e os alunos em um processo de educação bilíngue de imersão inicial. Conclui-se que no processo de socialização profissional em contexto bilíngue há supervalorização da língua, da cultura e das regras da segunda língua, em detrimento da cultura nacional.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação bilíngueen
dc.subject.keywordBilinguismoen
dc.subject.keywordSocializaçãoen
dc.subject.keywordEtnologiaen
dc.titleSocialização bilíngue : etnografia de uma experiênciaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2014-09-15T23:12:04Z-
dc.date.available2014-09-15T23:12:04Z-
dc.date.issued2014-09-15T23:12:04Z-
dc.date.submitted2014-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/8391-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons