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Título: Modelagem e controle de um veículo aquático de superfície
Autor(es): Oliveira, Lara Christina Braga de
Orientador(es): Borges, Renato Alves
Coorientador(es): Borges, Geovany Araújo
Assunto: Embarcação - projetos e construção
Cinemática das máquinas
Data de apresentação: 29-Jul-2013
Data de publicação: 28-Ago-2014
Referência: OLIVEIRA, Lara Christina Braga de. Modelagem e controle de um veículo aquático de superfície. 2013. 71 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Mecatrônica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Os avanços tecnológicos levaram à aplicação de dispositivos na transmissão, coleta e análise de dados do ambiente. Neste sentido, os ASVs tornaram-se plataformas estratégicas capazes de desempenhar funções autonomamente. Os catamarãs têm sido a primeira opção de embarcação devido a sua estabilidade e grande carga paga. Neste trabalho descreve-se o projeto da geometria de um veículo catamarã e desenvolve-se sua modelagem com o objetivo de implementar técnicas de controle. Por meio de uma arquitetura GNC, os controladores de velocidade e posição foram implementados a nível de simulação. O desenvolvimento de um controlador PI com base na teoria de estabilidade de Lyapunov e na sua relação com a norma H∞ permitiu o controle de regulação da velocidade. Ainda, utilizando uma lei de controle dinâmica, também com base na teoria de Lyapunov, foi possível rastrear pontos de referência reduzindo-se o erro de coordenadas.
Abstract: Technological advances have led to the application of devices in the transmission, collection and analysis of environmental data. In this sense, ASVs have become strategic platforms capable of performing tasks autonomously. Catamarans have been the first choice due to its stability and large payload. This work present a catamaran design and modeling in order to implement control techniques. The speed and position controllers were implemented at simulation level regarding a GNC architecture. The development of a PI controller based on Lyapunov stability theory and its relationship to H∞ strategy allowed the control of speed regulation. By means of a dynamic control law based also on Lyapunov theory was possible to track landmarks reducing the error coordinates.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Curso de Graduação em Engenharia de Controle e Automação, 2013.
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