Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/8151
Título: | Avaliação das aprendizagens : as percepções dos estudantes |
Autor(es): | Silva, Regina Braga |
Orientador(es): | Silva, Edileuza Fernandes da |
Coorientador(es): | Soares, Enilvia Rocha Morato |
Assunto: | Aprendizagem - avaliação Estudantes |
Data de apresentação: | 18-Mai-2013 |
Data de publicação: | 14-Ago-2014 |
Referência: | SILVA, Regina Braga. Avaliação das aprendizagens: as percepções dos estudantes. 2013. 32 f. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | Esta pesquisa buscou conhecer e compreender as percepções dos estudantes do 9º ano de escolaridade de uma escola da rede pública do Distrito Federal acerca da avaliação de suas aprendizagens. O estudo se efetivou a partir de uma abordagem qualitativa e os dados foram levantados por meio da análise documental e da aplicação de um questionário aos alunos da turma colaboradora do estudo. Os alunos demonstram não conhecer os critérios utilizados por seus professores para avaliá-los e mostraram-se satisfeitos pela forma como costumavam ser avaliados que, segundo eles próprios, se resumia basicamente à realização de provas e testes em momentos específicos e pontuais. Essas percepções indicam desconhecimento, por parte dos estudantes, de outros instrumentos e procedimentos de avaliação, supostamente por terem sido, na maior parte do tempo de sua formação, avaliados por meio de testes e provas, passando então a concebê-los de forma naturalizada. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013. |
Aparece na Coleção: | Coordenação Pedagógica
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons