Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8151
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_ReginaBragaSilva.pdf390,34 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação das aprendizagens : as percepções dos estudantes
Autor(es): Silva, Regina Braga
Orientador(es): Silva, Edileuza Fernandes da
Coorientador(es): Soares, Enilvia Rocha Morato
Assunto: Aprendizagem - avaliação
Estudantes
Data de apresentação: 18-Mai-2013
Data de publicação: 14-Ago-2014
Referência: SILVA, Regina Braga. Avaliação das aprendizagens: as percepções dos estudantes. 2013. 32 f. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Esta pesquisa buscou conhecer e compreender as percepções dos estudantes do 9º ano de escolaridade de uma escola da rede pública do Distrito Federal acerca da avaliação de suas aprendizagens. O estudo se efetivou a partir de uma abordagem qualitativa e os dados foram levantados por meio da análise documental e da aplicação de um questionário aos alunos da turma colaboradora do estudo. Os alunos demonstram não conhecer os critérios utilizados por seus professores para avaliá-los e mostraram-se satisfeitos pela forma como costumavam ser avaliados que, segundo eles próprios, se resumia basicamente à realização de provas e testes em momentos específicos e pontuais. Essas percepções indicam desconhecimento, por parte dos estudantes, de outros instrumentos e procedimentos de avaliação, supostamente por terem sido, na maior parte do tempo de sua formação, avaliados por meio de testes e provas, passando então a concebê-los de forma naturalizada.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons