Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8150
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_LuciaDeFatimaBenevidesDaSilva.pdf471,35 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A relação entre a gestão pedagógica da escola e a implantação da educação integral
Autor(es): Silva, Lúcia de Fátima Benevides da
Orientador(es): Cruz, Shirleide Pereira da Silva
Coorientador(es): Silva, Lucilene Costa e
Assunto: Políticas educacionais
Escolas - organização e administração
Educação integral
Data de apresentação: 18-Mai-2013
Data de publicação: 14-Ago-2014
Referência: SILVA, Lúcia de Fátima Benevides da. A relação entre a gestão pedagógica da escola e a implantação da educação integral. 2013. 54 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Nos últimos anos, vários indicadores apontam a necessidade de investimento na qualidade do ensino da educação básica das escolas públicas do Brasil. Diante desta necessidade surgem em sintonia com as exigências e expectativas da sociedade, políticas públicas que buscam oportunidades educativas de qualidade.Assim, esta pesquisa se inseriu no campo de investigação sobre aspoliticas educacionais e a relação com a gestão pedagógica da escola. A educação integral surgiu como prioridade no âmbito da política pública do Distrito Federal. Assim, se faz oportuno pesquisar os efeitos desta politica na prática cotidiana. Diante disso,uma problemática surge: Qual a relação entre a gestão pedagógica da escola e a implantação da educação Integral?Visando responder a esta pergunta, esta pesquisa teve como objetivo analisar a relação entre a gestão pedagógica da escola e a implantação da educação Integral no centro de ensino Fundamental Juscelino Kubitschek (CEF JK), utilizando-se a metodologia qualitativa, através da aplicação de questionários aos funcionários da instituição de ensino. O referencial teórico apresenta uma discussão acerca das Políticas e da Educação básica ao longo do tempo e da proposta de Educação Integral enquanto politica que visa a busca de uma melhor qualidade no ensino público do Distrito Federal. Os resultados refletem que a implantação da educação Integral na instituição não modificou a gestão pedagógica, apresentando uma relação que ainda necessita ser repensada, integrada, para que esta politica pública possa de fato fazer parte do processo ensino aprendizagem e favorecer a qualidade do ensino da instituição, porém, a pesquisa aponta perspectivas positivas de mudanças.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons