Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8134
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_JaquelineMariaFerreiraAires.pdf575,5 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O portfólio como meio de avaliação da educação infantil : o que pensam as professoras
Autor(es): Aires, Jaqueline Maria Ferreira
Orientador(es): Silva, Edileuza Fernandes da
Coorientador(es): Soares, Enilvia Rocha Morato
Assunto: Educação de crianças
Aprendizagem - avaliação
Data de apresentação: 18-Mai-2013
Data de publicação: 13-Ago-2014
Referência: AIRES, Jaqueline Maria Ferreira. O portfólio como meio de avaliação da educação infantil: o que pensam as professoras. 2013. 52 f. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente estudo buscou evidenciar as concepções que as professoras de uma escola de educação infantil da rede pública de ensino do Distrito Federal (DF) possuem a cerca do uso do portfólio como procedimento de avaliação. O trabalho investigativo foi realizado a partir de uma abordagem qualitativa e os dados foram levantados em campo a partir da análise dos documentos que norteiam o processo avaliativo da educação infantil do DF, de alguns portfólios e da aplicação de questionário às professoras da escola pesquisada, buscando conhecer suas concepções em relação á utilização do portfólio na educação infantil. O estudo, de natureza teórico-prático, teve como campo empírico uma escola pública de educação infantil do Recanto das Emas/DF e a amostra foi composta por 10 professoras. As análises das informações, realizadas à luz das teorias que fundamentam o estudo, sinalizam que a maioria das professoras possui um entendimento consoante com os estudiosos da área que apresentam o portfólio como procedimento que possibilita o desenvolvimento de um processo avaliativo formativo. No entanto, a observação do trabalho pedagógico dessas docentes indica que, em muitos casos, a prática não se mostrou condizente com os discursos apresentados, sendo necessário o exercício da reflexão/ação/reflexão a fim de dissipar essa discrepância.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons