Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/8131
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_VanessaNogueiraDeSouzaMagalhaes.pdf430,92 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Evasão escolar na educação de jovens e adultos
Autor(es): Magalhães, Vanessa Nogueira de Souza
Orientador(es): Duarte, Juliana Fonseca
Coorientador(es): Lacé, Andréia Mello
Assunto: Evasão escolar
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Data de apresentação: 18-Mai-2013
Data de publicação: 13-Ago-2014
Referência: MAGALHÃES, Vanessa Nogueira de Souza. Evasão escolar na educação de jovens e adultos. 2013. 41 f. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Esta pesquisa tem como objeto apresentar resultados de uma pesquisa realizada com os atuantes na modalidade EJA em uma escola pública do Recanto das Emas-DF, cujo foco principal é investigar quais são os motivos que levam esses alunos a evadirem da escola. Diante dessa preocupação, o seguinte problema de pesquisa é apontado: Como garantir que os alunos da EJA do CEF 301 do Recanto das Emas permaneçam na escola e alcancem projeções futuras envolvendo a participação de todos os atores nesse processo? A pesquisa realizada foi de natureza quanti-qualitativa, pois além de considerar os números que comprovam a evasão escolar, também compreende suas causas e consequências. Foi realizado na pesquisa, questionário respondido pelos professores atuantes na EJA 1° segmento, bem como entrevista com ex-alunos que deixaram de frequentar a escola, e o resultado foi surpreendente do ponto de vista de que alguns motivos apresentados pelas entrevistadas não foram lembrados ou levantados pelos profissionais que atuam diretamente com essa modalidade, quando questionados sobre o que entendem que ocorra a evasão na EJA. Outro resultado intrigante que surgiu ainda na revisão de literatura, foi à ausência de trabalhos acadêmicos direcionados a EJA, partindo da realidade do Distrito Federal, dessa forma a pesquisa ainda sugere ao leitor que novos olhares deverão acontecer para a efetivação do sucesso, inclusive da permanência desses jovens no ambiente escolar.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons