Resumo: | Reconhecendo que a Responsabilidade Social (RS) não se limita à atuação em apenas um determinado segmento da sociedade, o presente trabalho teve como objetivo sistematizar ações de RS a partir da produção acadêmica do Projeto de Extensão Educação e Psicologia: mediações possíveis em tempo de inclusão, da Faculdade UnB Planaltina. Neste trabalho, entendemos a extensão universitária como um dos espaços importantes para concretizar esses tipos de ações na universidade. Para a realização desta sistematização, utilizamos a metodologia qualitativa, que se fundamenta na produção de significados que acontecem na interação pesquisadores-fenômeno investigado. Os resultados indicaram seis dimensões que associam as diversas atividades, público e membros da equipe à RS: público-alvo, metodologia de ação, parcerias, vinculações institucionais, espaços de atuação do projeto e membros do projeto. O projeto procura estabelecer a responsabilidade social como prática norteadora de trabalho, propondo ações teórica e metodologicamente fundamentadas para proporcionar aos membros da equipe e as comunidades envolvidas a emancipação pessoal e coletiva. _____________________________________________________________________________ ABSTRACT Recognizing that Corporate Social Responsibility (RS) is not limited to acting in only a certain segment of society, the present study aimed to systematize actions of RS from the academic production of the Project Extension Education and Psychology: possible mediation in time for inclusion, the UNB Faculty Planaltina, since we understand the university extension as one of the important areas to achieve these types of actions at the university. For the realization of this systematization, we used qualitative methodology that is based on the production of meanings that occur in the interaction researchers-investigated phenomenon. Results indicated six dimensions that combine the various activities, the public and staff members to the RS: target audience, methodology of action, partnerships, institutional linkages, performance spaces of the project and project member. The project seeks to establish social responsibility as a guiding pratic work, proposing actions theoretical and methodological grounds to provide team members and the communities involved personal and collective emancipation. |