Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/8121
Título: | O projeto político pedagógico e o papel do professor- coordenador |
Autor(es): | Brito, Aline Francisca Sousa |
Orientador(es): | Fernandes, Rosana César de Arruda |
Coorientador(es): | Oliveira, Sônia Ferreira de |
Assunto: | Coordenação pedagógica Professores - formação Educação rural Educação continuada |
Data de apresentação: | 18-Mai-2013 |
Data de publicação: | 12-Ago-2014 |
Referência: | BRITO, Aline Francisca Sousa. O projeto político pedagógico e o papel do professor- coordenador. 2013. 59 f., il. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília (DF), 2013. |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo investigar o papel do coordenador pedagógico na elaboração e articulação do projeto político-pedagógico, enquanto agente articulador da formação continuada dos professores. Definiu-se como campo empírico uma escola de zona rural, localizada em Brazlândia – DF, pertencente à Rede Pública de Ensino, dos anos iniciais do Ensino Fundamental de 09 anos. Participaram da pesquisa três (03) professores, um (01) coordenador pedagógico e uma (01) vice-diretora. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados a pesquisa bibliográfica, entrevista, questionário e análise documental. Os resultados apontaram que o trabalho desenvolvido pelo coordenador na escola pesquisada ainda não tem contribuído para a articulação do projeto da escola, devido a interferência de relações de poder da diretora, caracterizando dessa forma, um empecilho para a gestão democrática e participativa. O estudo foi pautado nas obras de Nóvoa (1992), Vasconcelos (2009), Veiga (2001), dentre outros. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2013. |
Aparece na Coleção: | Coordenação Pedagógica
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons