Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/8119
Título: | O coordenador pedagógico e o processo de ensino-aprendizagem numa escola rural de Brazlândia |
Autor(es): | Valério, Cristiana Rodrigues |
Orientador(es): | Fávero Sobrinho, Antônio |
Assunto: | Coordenação pedagógica Educação continuada Aprendizagem Educação rural Professores - formação |
Data de apresentação: | 18-Mar-2013 |
Data de publicação: | 12-Ago-2014 |
Referência: | VALÉRIO, Cristiana Rodrigues. O coordenador pedagógico e o processo de ensino-aprendizagem numa escola rural de Brazlândia. 2013. 32 f., il. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo analisar o papel dos coordenadores pedagógicos como agente articulador dos processos de formação continuada do professor com vistas à facilitação do aprendizado do aluno. Foi definido como campo empírico uma escola situada na zona rural de Brazlândia-DF. Como procedimento de coleta de dados, foram aplicados três questionários respondidos de forma objetiva e discursiva. Participaram da pesquisa a Diretora, a equipe de coordenação (01 coordenador dos anos iniciais e 01 dos anos finais e Ensino Médio), 08 professores (sendo 04 dos anos iniciais e 04 dos anos finais). Os resultados apontaram que a maioria dos professores não pressupõem, claramente, as funções e atribuições do Coordenador Pedagógico com a promoção de transformação nas práticas escolares, assim como também não compreendem que uma ação conjunta entre coordenação pedagógica e demais professores é uma das novas possibilidades de melhoria das ações educativas. A coordenação coletiva institucional é desafiada a desenvolver uma ação mais ampla do que a de repassar assuntos burocráticos ou conhecimentos não aplicáveis à realidade escolar. Deve objetivar a capacitação e formação em serviço do professor, estimulando-o a desenvolver com entusiasmo suas atividades, procurando auxiliá-lo na prevenção e na solução dos problemas que aparecem a fim de fornecer subsídios que facilitem a ação docente com vista ao sucesso do aprendizado dos alunos. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013. |
Aparece na Coleção: | Coordenação Pedagógica
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons