Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/8113
Título: | Gestão democrática da escola pública e a realidade do coordenador pedagógico |
Autor(es): | Costa, Rosilene Generoso da |
Orientador(es): | Cruz, Shirleide Pereira da Silva |
Coorientador(es): | Gontijo, Simone Braz Ferreira |
Assunto: | Escolas - organização e administração Coordenação pedagógica Autonomia escolar |
Data de apresentação: | 18-Mai-2013 |
Data de publicação: | 12-Ago-2014 |
Referência: | COSTA, Rosilene Generoso da. Gestão democrática da escola pública e a realidade do coordenador pedagógico. 2013. 37 f. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | Este trabalho investigou as práticas do coordenador pedagógico das escolas públicas no que se refere a gestão democrática, apontando sua atuação na ação democrática que se concretiza no contexto do cotidiano escolar e com seus profissionais. A pesquisa foi realizada numa escola pública do Município de Padre Bernardo-Go. Após uma reflexão sobre o teóricos deste assunto, foi aplicado o questionário aos docentes, coordenadores e o vice-diretor como instrumento de coleta de dados. Os resultados indicam que a gestão escolar democrática pode contribuir para a atuação do coordenador pedagógico. Além disso, identificou-se como possíveis desafios da coordenação pedagógica relacionados à implantação da gestão escolar democrática: tempo para coordenar junto com o professor; a falta de um profissional para exercer um trabalho de reforço com os alunos com diagnóstico de defasagem de conteúdo não alcançados. Verificou-se que os professores e coordenadores eram bastante insatisfeitos quanto à falta de autonomia do gestor indicado pelo poder administrativo do município, o mesmo só realizava aquilo que é ordenado pela Secretaria de Educação muitas vezes trabalhando dentro de um planejamento que não é a realidade da escola e da sua comunidade. Quadro que se modifica, pois os profissionais da educação ganham o direto de escolher os dirigentes da instituição e começam a colaborar na elaboração dos projetos do ensino-aprendizagem da escola, os mesmos se tornam cúmplices do que foi planejado e poderão executar melhor o trabalho pedagógico. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013. |
Aparece na Coleção: | Coordenação Pedagógica
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons