Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8106
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_MarinaLinsMarquesPereira.pdf699,78 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Natureza e objetivos da educação em A república de Platão e elementos de comparação com a pedagogia de Paulo Freire
Autor(es): Pereira, Marina Lins Marques
Orientador(es): Portugal, Agnaldo Cuoco
Assunto: Platão
Freire, Paulo, 1921-1997
Educação - filosofia
Data de apresentação: Jun-2014
Data de publicação: 11-Ago-2014
Referência: PEREIRA, Marina Lins Marques. Natureza e objetivos da educação em A república de Platão e elementos de comparação com a pedagogia de Paulo Freire. 2014. 59 f. Monografia (Licenciatura em Filosofia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A presente monografia pretende tratar do programa educacional apresentado em A República de Platão, considerando o contexto histórico-social desta obra e alguns possíveis elos com a educação contemporânea contemplada por Paulo Freire em A Pedagogia do Oprimido. Platão sugere a formação de um Estado justo fundamentado numa noção meritocrática de justiça. Para isso, esse Estado deverá ser governado por filósofos, detentores do Bem e conhecedores das essências. Além de governar a cidade, os filósofos serão aqueles responsáveis pela educação dos outros cidadãos. A fim de tornar a cidade justa, os cidadãos deverão se submeter a um rigoroso programa educativo que iniciará no momento da concepção de cada indivíduo, através de uma seleção eugênica. Posteriormente, através de uma educação inicial, as crianças revelarão suas aptidões e talentos, determinando, assim, a sua classe social bem como sua função dentro da Cidade. Durante a idade adulta, os cidadãos mais virtuosos que foram selecionados, através dos seus talentos e aptidões, para receber uma educação superior, estudarão minunciosamente as matemáticas e a dialética tornando-se, posteriormente, aptos para governar a cidade. Paulo Freire, por sua vez, apresenta uma proposta educativa contemporânea de caráter libertador e emancipatório, fundamentando-se numa noção igualitária de justiça que se contrapões à meritocracia platônica.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2014.
Aparece na Coleção:Filosofia - Graduação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons