Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Portugal, Agnaldo Cuoco | - |
dc.contributor.author | Pereira, Marina Lins Marques | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Marina Lins Marques. Natureza e objetivos da educação em A república de Platão e elementos de comparação com a pedagogia de Paulo Freire. 2014. 59 f. Monografia (Licenciatura em Filosofia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2014. | en |
dc.description.abstract | A presente monografia pretende tratar do programa educacional apresentado em A República de Platão, considerando o contexto histórico-social desta obra e alguns possíveis elos com a educação contemporânea contemplada por Paulo Freire em A Pedagogia do Oprimido. Platão sugere a formação de um Estado justo fundamentado numa noção meritocrática de justiça. Para isso, esse Estado deverá ser governado por filósofos, detentores do Bem e conhecedores das essências. Além de governar a cidade, os filósofos serão aqueles responsáveis pela educação dos outros cidadãos. A fim de tornar a cidade justa, os cidadãos deverão se submeter a um rigoroso programa educativo que iniciará no momento da concepção de cada indivíduo, através de uma seleção eugênica. Posteriormente, através de uma educação inicial, as crianças revelarão suas aptidões e talentos, determinando, assim, a sua classe social bem como sua função dentro da Cidade. Durante a idade adulta, os cidadãos mais virtuosos que foram selecionados, através dos seus talentos e aptidões, para receber uma educação superior, estudarão minunciosamente as matemáticas e a dialética tornando-se, posteriormente, aptos para governar a cidade. Paulo Freire, por sua vez, apresenta uma proposta educativa contemporânea de caráter libertador e emancipatório, fundamentando-se numa noção igualitária de justiça que se contrapões à meritocracia platônica. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Platão | en |
dc.subject.keyword | Freire, Paulo, 1921-1997 | en |
dc.subject.keyword | Educação - filosofia | en |
dc.title | Natureza e objetivos da educação em A república de Platão e elementos de comparação com a pedagogia de Paulo Freire | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2014-08-11T23:54:26Z | - |
dc.date.available | 2014-08-11T23:54:26Z | - |
dc.date.issued | 2014-08-11T23:54:26Z | - |
dc.date.submitted | 2014-06 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/8106 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Filosofia - Graduação
|