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Título: O papel do coordenador pedagógico frente aos conflitos vivenciados no cotidiano escolar no Centro de Ensino Fundamental em Samambaia
Autor(es): Lopes, Vanilda Costa
Orientador(es): Fávero Sobrinho, Antônio
Coorientador(es): Costa, Sandra Regina Santana
Assunto: Coordenação pedagógica
Disciplina escolar
Violência na escola
Relações humanas
Data de apresentação: Abr-2013
Data de publicação: 1-Ago-2014
Referência: LOPES, Vanilda Costa. O papel do coordenador pedagógico frente aos conflitos vivenciados no cotidiano escolar no Centro de Ensino Fundamental em Samambaia. 2013. 45 f. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Esse estudo cujo título “O Papel do Coordenador Pedagógico frente aos conflitos vivenciados no cotidiano escolar no Centro de Ensino Fundamental em Samambaia”, resulta de uma pesquisa realizada numa escola pública do Distrito Federal. O principal objetivo deste trabalho é observar as relações existentes entre alunos, professores, gestores e comunidade. Perceber a atuação do coordenador na sua luta incessante no que se refere à busca de mecanismos que minimizem as ocorrências de violência e indisciplina na sala de aula, na escola e nos arredores dela. Saber também como o professor lida com a indisciplina dos alunos e quais os resultados dos projetos desenvolvidos pela coordenação pedagógica tanto nas relações interpessoais como a violência ao patrimônio público. A metodologia utilizada na pesquisa de campo foi realizada a partir de uma abordagem qualitativa. Utilizou-se como instrumentos de coleta de dados a aplicação de questionários e realização de entrevistas semi-estruturadas. Foram aplicadas 06 perguntas aos gestores e 12 perguntas aplicadas ao coordenador pedagógico. Foram entrevistados 05 alunos e 03 professores escolhidos por amostragem. Os escolhidos para participarem da pesquisa receberam o questionário e se mostraram interessados no tema violência e indisciplina, por acharem que a escola bem como a família e o Estado precisam se unir a fim de buscarem meios de atuação como mediadores nos conflitos internos e externos da escola. Também sentem medo de tamanha violência e se acham vulneráveis a essa violência. A análise dos dados foi realizada a partir da observação das relações alunos, professores, gestores e comunidade. Alguns alunos demonstraram inquietação, desinteresse pelas atividades desenvolvidas na escola, facilidade de se envolver em conflitos muitas vezes banais desencadeando a violência e a indisciplina. A escola utiliza-se de mecanismos como advertências, diálogo com a família, oficinas, palestras, atividades com propostas pedagógicas a fim de amenizar as situações de indisciplina e violência praticadas pelos alunos. Com a investigação percebe-se que os professores e as professoras pesquisadas reconhecem e sabem diagnosticar a indisciplina e a violência dentro da escola e nos arredores dela. Em relação ao encaminhamento dado aos casos de violência e indisciplina, duas tendências predominam: tentar resolver ou minimizar os efeitos ou as ocorrências chamando os pais para que tomem conhecimento dos fatos; e mediante projetos e apoio de parcerias de entidades não governamental assim como da polícia civil, mililtar, ministério público e outros parceiros. Algumas propostas educativas são destacadas na discussão por considerar que elas contribuem para a superação da indisciplina e violência manifestadas no contexto escolar. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study entitled "The Role of Pedagogical Coordinator against conflicts experienced in everyday school in Center Elementary School in Fern", the result of a study conducted in a public school in the Federal District. The main objective of this work is to observe the relationships between students, teachers, administrators and community. Realize the role of the coordinator in their incessant struggle with regard to the search for mechanisms that minimize the occurrences of violence and indiscipline in the classroom, at school and around it. Also know as the teacher deals with students' indiscipline and what the results of the projects developed by the pedagogical coordination both in interpersonal violence as public property. The methodology used in the field research was conducted from a qualitative approach. Used as instruments for data collection questionnaires and conducting semistructured interviews. 06 questions were applied to managers and 12 questions applied to pedagogical coordinator. We interviewed 05 students and 03 teachers chosen for sampling. Those chosen to participate in the study received the questionnaire and were interested in the topic of violence and indiscipline, because they feel that the school and the family and the state need to come together to seek ways of acting as mediators in conflicts within and outside the school. Also feel fear of such violence and find themselves vulnerable to such violence. Data analysis was performed by observing the relationships students, teachers, administrators and community. Some students showed restlessness, disinterest in activities in school, ease of engaging in conflicts often banal unleashing violence and indiscipline. The school uses mechanisms such as warnings, dialogue with family, workshops, lectures, activities with pedagogical proposals to ease the situation of indiscipline and violence practiced by the students. Upon investigation it is clear that the teachers and the teachers surveyed recognize and diagnose know indiscipline and violence within the school and around it. Regarding referral given to violence and indiscipline, two trends predominate: trying to solve or minimize the effects or occurrences calling parents to become aware of the facts, and through partnerships and support projects of non-governmental as well as police civil mililtar, prosecutors and other partners. Some educational proposals are highlighted in the discussion considering that they contribute to the overcoming of indiscipline and violence manifested in the school context.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



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