Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8011
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_AdalvanyAraujoDeSousaNogueira.pdf457,07 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O bloco inicial de alfabetização como política pública : refletindo sobre a gestão pedagógica na escola
Autor(es): Nogueira, Adalvany Araújo de Sousa
Orientador(es): Cruz, Shirleide Pereira da Silva
Coorientador(es): Silva, Lucilene Costa e
Assunto: Educação
Alfabetização
Educação e Estado
Escolas - organização e administração
Data de apresentação: 18-Mai-2013
Data de publicação: 31-Jul-2014
Referência: NOGUEIRA, Adalvany Araújo de Sousa. O bloco inicial de alfabetização como política pública: refletindo sobre a gestão pedagógica na escola. 2013. 54 f. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A implantação do Bloco Inicial de Alfabetização – BIA nos anos iniciais do ensino fundamental nas escolas públicas do Distrito Federal alterou a organização do tempo/espaço escolar, as formas de avaliação e metodologia pedagógica em curso nas Instituições Educacionais. A Gestão Democrática entendida em seu sentido amplo, o trabalho coletivo e a introdução dos princípios pedagógicos do Bloco alteraram e continuam alterando o cotidiano escolar. Esse reconhecimento foi feito a partir da apreciação do Projeto Político Pedagógico da escola e da aplicação e análise de questionários, através dos quais buscou-se avaliar os impactos provocados na Gestão Pedagógica da escola com a implantação do BIA. Os participantes da pesquisa aprovam a adoção dos ciclos de aprendizagens na fase inicial de alfabetização, porém apontam algumas fragilidades no processo. Entendem que precisam continuar investindo em sua formação continuada e contam com a Secretaria de Educação do Distrito Federal na parceria de ofertar cursos acessíveis a todos os profissionais da rede.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons