Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7984
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_JefersonVilelaEiras.pdf1,21 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação : entre as diretrizes da SEDF e as percepções dos alunos
Autor(es): Eiras, Jeferson Vilela
Orientador(es): Silva, Edileuza Fernandes da
Coorientador(es): Soares, Enilvia Rocha Morato
Assunto: Aprendizagem - avaliação
Estudantes
Ensino público
Data de apresentação: 18-Mai-2013
Data de publicação: 28-Jul-2014
Referência: EIRAS, Jeferson Vilela. Avaliação: entre as diretrizes da SEDF e as percepções dos alunos. 2013. 54 f., il. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este trabalho buscou perceber o impacto das orientações contidas nas Diretrizes de Avaliação para a rede pública de ensino do DF, nas percepções construídas por um grupo de alunos dos anos finais do ensino fundamental sobre a avaliação de suas aprendizagens. A investigação utilizou-se de abordagem qualitativa e efetivou-se por meio de três procedimentos de pesquisa, a saber, aplicação de questionário, realização de grupo focal e análise documental. A análise dos dados levantados em campo foi feita por meio da triangulação das informações e à luz do arcabouço teórico que fundamentou o estudo, que atribuiu maior qualidade ao estudo. Dentre os achados da pesquisa, pode-se destacar a influência das normas avaliativas sobre as percepções construídas pelo grupo de alunos participantes da pesquisa, que tem dado maior importância à nota que ao avanço de suas aprendizagens, além disso, a percepção de que esses são influenciados pela maneira como têm sido avaliados.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons