Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7827
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_ElaineGebrimdeFarias.pdf455,5 kBAdobe PDFver/abrir
Título: As cantigas e brincadeiras de roda como instrumento pedagógico na alfabetização
Autor(es): Farias, Elaine Gebrim de
Orientador(es): Moraes, Raquel de Almeida
Assunto: Educação de crianças
Canções infantis
Brincadeiras
Alfabetização
Data de apresentação: 14-Dez-2013
Data de publicação: 15-Jul-2014
Referência: FARIAS, Elaine Gebrim de. As cantigas e brincadeiras de roda como instrumento pedagógico na alfabetização. 2013. 58 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Alto Paraíso de Goiás-GO, 2013.
Resumo: Este estudo indaga: de que forma as cantigas e brincadeiras de roda podem contribuir para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças na préalfabetização? A abordagem metodológica utilizou os seguintes procedimentos: Pesquisa bibliográfica, observação de campo na Rede Municipal de Educação de Água Fria de Goiás e entrevistas semi estruturadas, com o objetivo de ouvir a opinião de professores e alunos sobre a importância do brincar, dentro da educação infantil. Dentre os resultados destacam-se que 90% das crianças entrevistadas responderam sentir alegria, satisfação e aprendizagem, levando a confirmação que as brincadeiras devem fazer parte do processo de alfabetização, e inseridas no projeto político pedagógico das escolas de educação infantil, como parte do currículo. Com essa pesquisa, não há dúvidas dos benefícios das cantigas e brincadeiras de roda como instrumento pedagógico a favor da alfabetização, confirmando assim, que a criança ao brincar se desenvolve nos aspectos, afetivo, social, psicológico, psicomotor e cognitivo.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, Curso de Pedagogia à Distância, 2013.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons