Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7827
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_ElaineGebrimdeFarias.pdf455,5 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMoraes, Raquel de Almeida-
dc.contributor.authorFarias, Elaine Gebrim de-
dc.identifier.citationFARIAS, Elaine Gebrim de. As cantigas e brincadeiras de roda como instrumento pedagógico na alfabetização. 2013. 58 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Alto Paraíso de Goiás-GO, 2013.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, Curso de Pedagogia à Distância, 2013.en
dc.description.abstractEste estudo indaga: de que forma as cantigas e brincadeiras de roda podem contribuir para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças na préalfabetização? A abordagem metodológica utilizou os seguintes procedimentos: Pesquisa bibliográfica, observação de campo na Rede Municipal de Educação de Água Fria de Goiás e entrevistas semi estruturadas, com o objetivo de ouvir a opinião de professores e alunos sobre a importância do brincar, dentro da educação infantil. Dentre os resultados destacam-se que 90% das crianças entrevistadas responderam sentir alegria, satisfação e aprendizagem, levando a confirmação que as brincadeiras devem fazer parte do processo de alfabetização, e inseridas no projeto político pedagógico das escolas de educação infantil, como parte do currículo. Com essa pesquisa, não há dúvidas dos benefícios das cantigas e brincadeiras de roda como instrumento pedagógico a favor da alfabetização, confirmando assim, que a criança ao brincar se desenvolve nos aspectos, afetivo, social, psicológico, psicomotor e cognitivo.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação de criançasen
dc.subject.keywordCanções infantisen
dc.subject.keywordBrincadeirasen
dc.subject.keywordAlfabetizaçãoen
dc.titleAs cantigas e brincadeiras de roda como instrumento pedagógico na alfabetizaçãoen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2014-07-15T23:04:55Z-
dc.date.available2014-07-15T23:04:55Z-
dc.date.issued2014-07-15T23:04:55Z-
dc.date.submitted2013-12-14-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/7827-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons