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Título: Matemática instrumento de inserção social de jovens e adultos
Autor(es): David, Deusa Maria Moreira
Santos, Robson Nunes dos
Orientador(es): Pereira, Maria Luíza Pinho
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : 2º Segmento : Matemática
Assunto: Etnomatemática
Educação e diversidade
Inclusão social
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Data de apresentação: 5-Abr-2014
Data de publicação: 15-Jul-2014
Referência: DAVID, Deusa Maria Moreira; SANTOS, Robson Nunes dos. Matemática instrumento de inserção social de jovens e adultos. 2014. 81 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2014.
Resumo: O projeto de intervenção tem o objetivo de apoiar o trabalho do Professor de Matemática em sala de aula no Centro Educacional Condomínio Estância III. Oferecendo-lhe um projeto que faça a inter-relação entre a matemática, o Projeto Político Pedagógico Carlos Mota, Currículo em Movimento, o mundo do trabalho, a diversidade e as reflexões existentes no pensamento matemático sobre ensino, cidadania e inclusão social na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A metodologia proposta no Projeto de Intervenção Local (PIL) está de acordo com o ensino da Matemática no 2º Segmento da EJA na perspectiva da construção da cidadania, a partir dos referenciais do território, respeito à cultura do indivíduo, trabalho como princípio educativo, visando à formação integral do estudante. Ainda que outras análises e estudos sejam temas do estudo, o referencial teórico dialoga com a problemática da educação Matemática na diversidade e, sustenta-se nas contribuições da Etnomatemática que é o desenvolvimento de estratégias de resolução de problemas matemáticos contextualizadas com a vida social do aluno, seu meio de trabalho, valorização cultura, idade, experiência, gênero e comunidade. Nesse sentido, esperar-se que o Professor possa estimular o estudante a expor suas ideias e cálculos respeitando o gênero, o modo de ser, viver, o raciocínio e o tempo de aprendizagem de cada indivíduo.
Abstract: The intervention project aims to support the work of mathematics teacher in the classroom at Condo Resort III Education Center. Offering you a design that makes the interrelationship between mathematics, the Political Pedagogical Carlos Mota, diversity Curriculum Design in Motion, the world of work, and the existing reflections on mathematical thinking on education, citizenship and social inclusion in education youth and Adults (EJA). The methodology proposed in the Draft Local Intervention (PIL) is according to the teaching of mathematics in the 2nd segment of EJA in view of the construction of citizenship, from the references of the territory, respecting the culture of the individual, working as an educational principle, aiming the integral formation of the student. While other analyzes and studies are subjects of the study , the theoretical dialogues with the problem of mathematics education in diversity and sustained by the contributions of Ethnomathematics which is the development of strategies for solving mathematical problems with contextualized social life of the student , your working environment, valuing culture, age, experience , gender and community. In this sense, it is expected that the teacher can encourage students to express their ideas and calculations respecting gender, way of being, living, reasoning and learning time of each individual.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, II Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2014.
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