Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7820
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_AndreLuisSilvaMezencio.PDF258,05 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Quem é o estudante de nutrição da Faculdade de Saúde da Universidade de Brasília? : uma contribuição para o processo de reforma curricular
Autor(es): Mezêncio, André Luis Silva
Orientador(es): Pinheiro, Anelise Rizzolo de Oliveira
Assunto: Estudantes universitários
Nutricionistas - formação
Universidades e faculdades - currículos
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 15-Jul-2014
Referência: MEZÊNCIO, André Luis Silva. Quem é o estudante de nutrição da Faculdade de Saúde da Universidade de Brasília?: uma contribuição para o processo de reforma curricular. 2013. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O objetivo deste trabalho foi caracterizar o perfil dos estudantes do curso de graduação em Nutrição da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília – FS/UnB, tendo em vista a reestruturação curricular que está ocorrendo no curso, em consonância com o Pró-Saúde, que visa ao desenvolvimento de habilidades e competências para atender às demandas da sociedade. O discente é ator protagonista dentro desse processo, uma vez que existe uma dificuldade dos cursos da saúde de romper com o modelo tradicional de ensino e adotar metodologias ativas de ensinoaprendizagem, onde o próprio aluno é responsável pela construção do conhecimento, garantindo uma formação que se aproxima do disposto nas diretrizes curriculares dos cursos de nutrição do Brasil. Para identificar esses aspectos foi entregue um questionário autoaplicável que continha perguntas abertas e fechadas relacionadas a características sócio-demográficas e aspectos relacionados ao curso. Foi possível analisar que o perfil da Universidade de Brasília se aproxima do resto do país, que há uma demanda para a adoção de estratégias que integrem teoria e prática, aproximando do modelo preconizado pelo Pró-Saúde, além de questões relacionadas ao currículo, que interferem na construção do próprio percurso durante a graduação. É importante o conhecimento do perfil dos graduandos durante as discussões de reforma curricular com vistas a adequar o processo formação para que se aproxime do preconizado nas diretrizes do curso e para que eles sejam integrados nesse processo como protagonistas, junto aos docentes e a Instituição de Ensino Superior.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, 2013.
Aparece na Coleção:Nutrição



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons