Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7818
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_LarissaPaixaoDeAzevedo.pdf250,9 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Validação de um instrumento sobre a percepção materna de influências situacionais nos hábitos alimentares infantis
Autor(es): Azevedo, Larissa Paixão de
Orientador(es): Monteiro, Renata Alves
Assunto: Mãe e filhos
Crianças - nutrição
Hábitos alimentares
Data de apresentação: 3-Jul-2014
Data de publicação: 15-Jul-2014
Referência: AZEVEDO, Larissa Paixão de. Validação de um instrumento sobre a percepção materna de influências situacionais nos hábitos alimentares infantis. 2014. [20] f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Objetivo: Realizar a validação semântica do intrumento Children’s Eating Behaviour Questionnaire (CEBQ) (Sleddens et al, 2008), sobre a percepção materna de influências situacionais nos hábitos alimentares infantis. Metodologia: O questionário contém uma escala de frequência tipo Likert de cinco pontos que variam entre nunca a sempre, onde as mães deveriam responder a frequência com que o filho realiza os comportamentos apresentados nos 35 itens. O intrumento foi inserido no programa Survey Monkey e divulgado em redes sociais. Resultados: A amostra foi composta por 68 mães na faixa etária de 30 a 39 anos (60,8%), com 1,7 filhos (DP = 0,8) na faixa etária de 3 a 5 anos. A maior parte (58,5%) são profissionais liberais, enquanto 41,5% das mães são donas de casa, e, 83% possuíam o ensino superior. Contatou-se grande desistência das participantes em responder o questionário inteiramente, porém, pode-se observar que não houve diferença entre os blocos referentes às dificuldades de resposta. Apesar disso, algumas mães relataram haver questões repetitivas, tendenciosas e ambíguas. A questão que obteve maior média foi “Meu filho gosta de comer”, e a com menor média foi “Meu filho come mais quando esta preocupado”. Conclusão: Esse intrumento possibilta maior entendimento sobre a percepção das mães quanto as atitudes de seus filhos em relação à alimentação, quais fatores contribuem para essa prática e quais são as implicações sobre os comportamentos alimentares. O questionário possui algumas limitações em relação à sua forma de aplicação e formulação das questões que devem ser consideradas para aplicações futuras.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, 2014.
Aparece na Coleção:Nutrição



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons