Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/7799
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_CleiderdaSilva_etal_banner.pdf2,52 MBAdobe PDFver/abrir
2014_CleiderdaSilva_etal.pdf414,02 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Linguagens e códigos na construção da identidade de jovens e adultos
Autor(es): Silva, Cleider da
Ribeiro, Keyla Campos
Ribeiro, Lílian Márcia Silva
Viegas, Terezinha de Jesus de Oliveira
Siqueira, Thiago Roberto da Silva
Orientador(es): Valadão, Erasmo Baltazar
Linhares, Maria do Socorro da Silva
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : 2º Segmento : Língua Portuguesa
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Leitura - educação
Identidade
Data de apresentação: 4-Abr-2014
Data de publicação: 11-Jul-2014
Referência: SILVA, Cleider da et al. Linguagens e códigos na construção da identidade de jovens e adultos. 2014. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2014.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo contribuir com o processo de construção da identidade e aprendizagem do aluno da EJA, a partir da provocação da leitura, escrita, interpretação, observação, percepção e abstração, conduzindo-os a refletirem sobre quem são, onde estão e para onde querem ir, levando-os a perceberem que a educação é a única forma de criar indivíduos pensantes e autônomos, pois ela desenvolve a capacidade de reflexão e julgamento da realidade, desenvolvendo, assim, a capacidade de informação e entendimento para uma análise e avaliação da sociedade em que vivem, capacitando-os para uma análise e avaliação da sociedade em que vivem, capacitando-os para contextualizar a própria existência para seu contato com a vida. O Projeto tem abrangência local e será desenvolvido em parceria com a coordenação e professores da instituição alvo. A análise dos dados obtidos pelo projeto será majoritariamente qualitativa, obtida por meio de questionários e oficinas, realizadas ao longo do período de execução do projeto piloto, que terão como foco situações cotidianas e enfrentamento dos problemas da comunidade atendida.
Abstract: This work aims to contribute to the process of Young and Adult Education Students identity building and learning throughout stimulation of reading, writing, interpretation, observation, perception and abstraction, leading them to reflect on who they are, where they are and where they want to go, leading them to realize that education is the only way to create thinking and autonomous individuals, hence it develops the capacity for reflection and judgment of reality, thus developing the ability of information and understanding for a better analysis and evaluation of the society in which they live , enabling them to examine and evaluate the issues related to the society in which they live ,enabling them to contextualize the very existence to its contact with life. The Project scope is local r and will be developed in partnership with teachers and coordination from the target institution. The analysis of the data obtained by the project will be mainly qualitative, obtained through questionnaires and workshops held throughout the duration of the pilot project, focusing on everyday situations and problems faced by the that community.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, II Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2014.
Licença: Item depositado a partir de autorização concedida pelo autor à Faculdade de Educação.
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons