Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/7778
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_JoelmaRodriguesDuarteMartins.pdf8,48 MBAdobe PDFver/abrir
2014_JoelmaRodriguesDuarteMartins_banner.pdf145,37 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Definindo o perfil do aluno da EJA e os fatores que motivam a evasão
Autor(es): Martins, Joelma Rodrigues Duarte
Orientador(es): Melo, Adriana Almeida Sales de
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Evasão escolar
Data de apresentação: 5-Abr-2014
Data de publicação: 10-Jul-2014
Referência: MARTINS, Joelma Rodrigues Duarte. Definindo o perfil do aluno da EJA e os fatores que motivam a evasão. 2014. 29 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2014.
Resumo: Este trabalho é resultado de estudo realizado no Centro de Ensino Fundamental 20 de Ceilândia, onde se constatou números expressivos de evasão na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Após identificar suas possíveis causas e perfil do alunado, pretende-se refletir sobre estratégias pedagógicas a serem implementadas a fim de intervir na problemática da evasão no contexto de alunos trabalhadores. Para isso, será aplicado questionário objetivando identificar o perfil dos alunos e suas especificidades quanto à relação trabalho-escola, partindo desse pressuposto medidas interventivas e ações serão fomentadas na perspectiva do contexto atual da instituição. Trataremos de um público historicamente excluído da educação regular, quer pelo fracasso ou por rupturas determinadas por necessidades diversas. São alunos oriundos do mercado de trabalho, ou que necessitam de capacitação para ser inserido nele, objetivando a melhoria da qualidade de vida, galgando barreiras preconceituosas em função do grande desejo de aprender e ser.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, II Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2014.
Licença: Item depositado a partir de autorização concedida pelo autor à Faculdade de Educação.
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons