Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/7774
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_AlanOliveira_EditeSantos_ValeriaRibeiro.pdf7,73 MBAdobe PDFver/abrir
2014_AlanOliveira_EditeSantos_ValeriaRibeiro_banner.pdf1,74 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Culturas africanas, afrobrasileira e indígenas no processo educativo da Escola dos Meninos e Meninas do Parque
Autor(es): Oliveira, Alan Santos de
Santos, Edite de Oliveira
Ribeiro, Valéria Hallie de Almeida
Orientador(es): Silveira, Marly de Jesus
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : 1º Segmento : Educação étnico-racial
Educação de Jovens e Adultos (EJA) : 2º Segmento : Educação étnico-racial
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Identidade cultural
Racismo
Data de apresentação: 5-Abr-2014
Data de publicação: 9-Jul-2014
Referência: OLIVEIRA, Alan Santos de; SANTOS, Edite de Oliveira; RIBEIRO, Valéria Hallie de Almeida. Culturas africanas, afrobrasileira e indígenas no processo educativo da Escola dos Meninos e Meninas do Parque. 2014. 25 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2014.
Resumo: A Escola dos Meninos e Meninas do Parque constitui uma Unidade Institucional da Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal e atende um público em situação de vulnerabilidade social, desprovidas de família, moradia, trabalho e outros fatores. A maioria destes(as) alunos(as) são negros(as) e descendentes indígenas e geralmente desconhecem sua própria história enquanto sujeitos da exclusão social. Este Projeto de Intervenção Local propõe o desenvolvimento de diversas atividades que enfoquem estes problemas sociais e a construção de conhecimentos pertinentes aos valores africanos, afro-brasileiros e indígenas. Para isto propomos a provocação de debates, a aplicação de oficinas, palestras e o desenvolvimento de aulas temáticas para professores (as), alunos (as), Coordenação e Direção Escolar. Esperamos que este Projeto possa ser uma ferramenta de trabalho contínuo que contribua com a qualidade do ensino e a formação de cidadãos conscientes e com sentimento de pertencimento social.
Resumén: La Escuela para Niños y Niñas Parque es una unidad institucional del Departamento de Educación del Distrito Federal Estado y sirve a una audiencia en la vulnerabilidad social, carente de la familia , la vivienda , el trabajo y otros factores. La mayoría de estos (las) alumnos (as) y negro (as) y de ascendencia indígena y, en general conscientes de su propia historia como un tema de la exclusión social. Este Proyecto de Intervención Local propone el desarrollo de diversas actividades que se ocupan de estos problemas sociales y la construcción de conocimiento relevante para los valores africanos , africano - brasileños e indígenas. Proponemos discusiones provocativas, talleres de aplicación , conferencias y desarrollo de lecciones temáticas para los maestros (as), estudiantes ( la ) , de coordinación y de la Junta Escolar . Esperamos que este proyecto puede ser una herramienta de trabajo continuo que contribuye a la calidad de la educación y la formación de ciudadanos conscientes y sentimiento de pertenencia social.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, II Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2014.
Licença: Item depositado a partir de autorização concedida pelo autor à Faculdade de Educação.
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons