Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7071
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_EltonDantasAraujo.pdf571,9 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Lugar e cotidiano : a transposição didática dos conteúdos de geografia no ensino médio
Autor(es): Araujo, Elton Dantas
Orientador(es): Costa, Everaldo Batista da
Assunto: Geografia - estudo e ensino
Prática de ensino - geografia
Data de apresentação: Fev-2013
Data de publicação: 12-Fev-2014
Referência: ARAUJO, Elton Dantas. Lugar e cotidiano: a transposição didática dos conteúdos de geografia no ensino médio. 2013. 55 f. Monografia (Bacharelado em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este trabalho é uma análise da transposição didática dos conceitos geográficos a partir do lugar e do cotidiano do aluno no terceiro ano do ensino médio da rede pública de ensino do Distrito Federal, a partir da observação direta das aulas dos professores. Neste contexto, o conceito de lugar e cotidiano propicia a disciplina de geografia um arcabouço de conhecimento, e possibilidades de associar fatos da vida cotidiana no processo de ensino-aprendizagem, considerando o professor o mediador, e o aluno o sujeito ativo neste processo. Toma-se como primordial as observações realizadas durante o processo de pesquisa, pois legitimam e orientam o estudo analítico do processo de transposição. Este só é possível a partir da interação entre professor – saber – aluno, onde o educador proporcionará ao aluno, a partir de técnicas didáticas, o contato do ensino acadêmico com o ensino escolar, considerará que a o processo de transposição didática é a ponte entre o conhecimento científico e o conhecimento escolar. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work is an analysis of the concept of didactic transposition of geographical concepts from the place and the daily life of students in the third year of high school in the public school system of the Distrito Federal, the direct observation of lessons teachers. In this context, the concept of place and everyday discipline of geography provides a framework of knowledge and possibilities of associating facts of everyday life in the teaching-learning process, the mediator considering the teacher, student and the active subject in this process. Take as primary observations made during the research process as legitimate and guide the analytical study of the implementation process. This is only possible from the interaction between teacher - knowledge - student, where the teacher will provide the student from teaching techniques, contact the academic education with school education, consider that the process of didactic transposition is the bridge between the scientific knowledge and school knowledge.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Departamento de Geografia, 2013.
Aparece na Coleção:Geografia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons