Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/7059
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_GeilsonDosSantosSales.pdf699,21 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A violência nas escolas públicas de Samambaia : no caso do Centro Educacional 123
Autor(es): Sales, Geilson dos Santos
Orientador(es): Freitas, Juvair Fernandes de
Assunto: Violência na escola
Escolas públicas
Data de apresentação: Jun-2009
Data de publicação: 11-Fev-2014
Referência: SALES, Geilson dos Santos. A violência nas escolas públicas de Samambaia: no caso do Centro Educacional 123. 2009. 56 f., il. Monografia (Bacharelado e Licenciatura em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: O trabalho analisa a violência nas escolas como um fenômeno que não é desprezível na transformação do espaço, dentre ele, o espaço escolar. Por isso, sua compreensão e principalmente entender a sua relação com o espaço geográfico. Para isso, o trabalho foi organizado em 2 capítulos. O primeiro capítulo é composto de conceitos gerais sobre o fenômeno da violência, assim como, é feito uma análise da violência e o espaço geográfico, ou seja, como eles se relacionam, levando em consideração os atores ou agentes, que agem no território; o poder que esses atores possuem e modificam o espaço; e o território, onde ocorrem as ações. Ainda no primeiro capítulo é feita a análise e compreensão da violência na escola, ou seja, os conceitos, as causas e principalmente as conseqüências que a violência na escola ocasiona. É feito, também no primeiro capítulo, uma análise de uma pesquisa feita pela Secretaria de Educação do Distrito Federal – SEDF, no qual avalia a percepção da violência nas escolas públicas do Distrito Federal. A pesquisa mostra, ainda, os tipos de violência que mais ocorrem nas escolas públicas do Distrito Federal. No segundo capítulo é apresentado o resultado e análise de um questionário que foi aplicado no Centro Educacional 123 em Samambaia – CED 123. No qual avalia a percepção da violência naquela escola e identifica os tipos de violência que mais ocorre naquele ambiente escolar. Por último é apresentada a conclusão que o trabalho chegou sobre a violência nas escolas.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2009.
Aparece na Coleção:Geografia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons