Título: | A violência nas escolas públicas de Samambaia : no caso do Centro Educacional 123 |
Autor(es): | Sales, Geilson dos Santos |
Orientador(es): | Freitas, Juvair Fernandes de |
Assunto: | Violência na escola Escolas públicas |
Data de apresentação: | Jun-2009 |
Data de publicação: | 11-Fev-2014 |
Referência: | SALES, Geilson dos Santos. A violência nas escolas públicas de Samambaia: no caso do Centro Educacional 123. 2009. 56 f., il. Monografia (Bacharelado e Licenciatura em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2009. |
Resumo: | O trabalho analisa a violência nas escolas como um fenômeno que não é desprezível na transformação do espaço, dentre ele, o espaço escolar. Por isso, sua compreensão e principalmente entender a sua relação com o espaço geográfico. Para isso, o trabalho foi organizado em 2 capítulos. O primeiro capítulo é composto de conceitos gerais sobre o fenômeno da violência, assim como, é feito uma análise da violência e o espaço geográfico, ou seja, como eles se relacionam, levando em consideração os atores ou agentes, que agem no território; o poder que esses atores possuem e modificam o espaço; e o território, onde ocorrem as ações. Ainda no primeiro capítulo é feita a análise e compreensão da violência na escola, ou seja, os conceitos, as causas e principalmente as conseqüências que a violência na escola ocasiona. É feito, também no primeiro capítulo, uma análise de uma pesquisa feita pela Secretaria de Educação do Distrito Federal – SEDF, no qual avalia a percepção da violência nas escolas públicas do Distrito Federal. A pesquisa mostra, ainda, os tipos de violência que mais ocorrem nas escolas públicas do Distrito Federal. No segundo capítulo é apresentado o resultado e análise de um questionário que foi aplicado no Centro Educacional 123 em Samambaia – CED 123. No qual avalia a percepção da violência naquela escola e identifica os tipos de violência que mais ocorre naquele ambiente escolar. Por último é apresentada a conclusão que o trabalho chegou sobre a violência nas escolas. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2009. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2009.06.TCC.7059 |
Aparece na Coleção: | Geografia
|