Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7059
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_GeilsonDosSantosSales.pdf699,21 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorFreitas, Juvair Fernandes de-
dc.contributor.authorSales, Geilson dos Santos-
dc.identifier.citationSALES, Geilson dos Santos. A violência nas escolas públicas de Samambaia: no caso do Centro Educacional 123. 2009. 56 f., il. Monografia (Bacharelado e Licenciatura em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2009.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2009.en
dc.description.abstractO trabalho analisa a violência nas escolas como um fenômeno que não é desprezível na transformação do espaço, dentre ele, o espaço escolar. Por isso, sua compreensão e principalmente entender a sua relação com o espaço geográfico. Para isso, o trabalho foi organizado em 2 capítulos. O primeiro capítulo é composto de conceitos gerais sobre o fenômeno da violência, assim como, é feito uma análise da violência e o espaço geográfico, ou seja, como eles se relacionam, levando em consideração os atores ou agentes, que agem no território; o poder que esses atores possuem e modificam o espaço; e o território, onde ocorrem as ações. Ainda no primeiro capítulo é feita a análise e compreensão da violência na escola, ou seja, os conceitos, as causas e principalmente as conseqüências que a violência na escola ocasiona. É feito, também no primeiro capítulo, uma análise de uma pesquisa feita pela Secretaria de Educação do Distrito Federal – SEDF, no qual avalia a percepção da violência nas escolas públicas do Distrito Federal. A pesquisa mostra, ainda, os tipos de violência que mais ocorrem nas escolas públicas do Distrito Federal. No segundo capítulo é apresentado o resultado e análise de um questionário que foi aplicado no Centro Educacional 123 em Samambaia – CED 123. No qual avalia a percepção da violência naquela escola e identifica os tipos de violência que mais ocorre naquele ambiente escolar. Por último é apresentada a conclusão que o trabalho chegou sobre a violência nas escolas.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordViolência na escolaen
dc.subject.keywordEscolas públicasen
dc.titleA violência nas escolas públicas de Samambaia : no caso do Centro Educacional 123en
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado e Licenciaturaen
dc.date.accessioned2014-02-11T00:41:44Z-
dc.date.available2014-02-11T00:41:44Z-
dc.date.issued2014-02-11T00:41:44Z-
dc.date.submitted2009-06-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/7059-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2009.06.TCC.7059pt_BR
Aparece na Coleção:Geografia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons