Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7041
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_FranciscodeAssisLeiteMonteiro.pdf690,36 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A educação física escolar : abordagens pedagógicas e práticas de ensino sob a ótica dos professores e gestores educacionais na região ribeirinha de Porto Velho Rondônia
Autor(es): Monteiro, Francisco de Assis Leite
Orientador(es): Castro, Oséias Guimarães de
Assunto: Educação física
Prática de ensino - educação física
Diretores escolares
Professores de educação física
Data de apresentação: 8-Dez-2013
Data de publicação: 6-Fev-2014
Referência: MONTEIRO, Francisco de Assis Leite. A educação física escolar: abordagens pedagógicas e práticas de ensino sob a ótica dos professores e gestores educacionais na região ribeirinha de Porto Velho Rondônia. 2013. x, 52 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Porto Velho-RO, 2013.
Resumo: A Educação Física e sua prática são consideradas pela LDBEN 9394/96 como componente curricular da educação básica, fazendo parte de sua base comum nacional ajustando-se às faixas etárias e às condições da população escolar. Sabendo das diferentes abordagens de Ensino da Educação Física Escolar, que surgiram a partir da década de 1970, este estudo, apresenta o resultado da pesquisa de campo desenvolvida com o objetivo de verificar se, sob o olhar de gestores educacionais e professores, se as várias abordagens pedagógicas que surgiram em oposição aos modelos tecnicistas, esportivistas e biologista, têm ou vem orientando a prática pedagógica de Educação Física nos Anos Finais do Ensino Fundamental. A pesquisa caracterizou-se como pesquisa de campo, quanto a forma de abordagem em uma pesquisa quantitativa. E quanto aos objetivos se constituiu em uma pesquisa descritiva. A hipótese levantada sustentou a tese de que tanto os gestores e professores, possuem concepções diferenciadas acerca das abordagens que influenciam o ensino da Educação Física na Escola. A população foi constituída pelos gestores e professores do ensino fundamental da EMEF Henrique Dias. O método utilizado teve como proposição o uso de questionário estruturado com 11 perguntas fechadas para gestores e professores que foram aplicados objetivando identificar, a partir das concepções dos mesmos se as abordagens pedagógicas influenciam o ensino da Educação Física na Escola.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Pro-Licenciatura do Brasil, Porto Velho-RO, 2013. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons