Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7041
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_FranciscodeAssisLeiteMonteiro.pdf690,36 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCastro, Oséias Guimarães de-
dc.contributor.authorMonteiro, Francisco de Assis Leite-
dc.identifier.citationMONTEIRO, Francisco de Assis Leite. A educação física escolar: abordagens pedagógicas e práticas de ensino sob a ótica dos professores e gestores educacionais na região ribeirinha de Porto Velho Rondônia. 2013. x, 52 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Porto Velho-RO, 2013.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Pro-Licenciatura do Brasil, Porto Velho-RO, 2013. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.en
dc.description.abstractA Educação Física e sua prática são consideradas pela LDBEN 9394/96 como componente curricular da educação básica, fazendo parte de sua base comum nacional ajustando-se às faixas etárias e às condições da população escolar. Sabendo das diferentes abordagens de Ensino da Educação Física Escolar, que surgiram a partir da década de 1970, este estudo, apresenta o resultado da pesquisa de campo desenvolvida com o objetivo de verificar se, sob o olhar de gestores educacionais e professores, se as várias abordagens pedagógicas que surgiram em oposição aos modelos tecnicistas, esportivistas e biologista, têm ou vem orientando a prática pedagógica de Educação Física nos Anos Finais do Ensino Fundamental. A pesquisa caracterizou-se como pesquisa de campo, quanto a forma de abordagem em uma pesquisa quantitativa. E quanto aos objetivos se constituiu em uma pesquisa descritiva. A hipótese levantada sustentou a tese de que tanto os gestores e professores, possuem concepções diferenciadas acerca das abordagens que influenciam o ensino da Educação Física na Escola. A população foi constituída pelos gestores e professores do ensino fundamental da EMEF Henrique Dias. O método utilizado teve como proposição o uso de questionário estruturado com 11 perguntas fechadas para gestores e professores que foram aplicados objetivando identificar, a partir das concepções dos mesmos se as abordagens pedagógicas influenciam o ensino da Educação Física na Escola.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação físicaen
dc.subject.keywordPrática de ensino - educação físicaen
dc.subject.keywordDiretores escolaresen
dc.subject.keywordProfessores de educação físicaen
dc.titleA educação física escolar : abordagens pedagógicas e práticas de ensino sob a ótica dos professores e gestores educacionais na região ribeirinha de Porto Velho Rondôniaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2014-02-06T19:43:19Z-
dc.date.available2014-02-06T19:43:19Z-
dc.date.issued2014-02-06T19:43:19Z-
dc.date.submitted2013-12-08-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/7041-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons