Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/6640
Título: | O direito à acessibilidade e a inclusão escolar : um estudo de caso de uma escola pública do Distrito Federal |
Autor(es): | Silva, Aline Nathalia Carvalho |
Orientador(es): | Zardo, Sinara Pollom |
Assunto: | Estudantes deficientes Acessibilidade Inclusão escolar Políticas educacionais |
Data de apresentação: | 12-Mar-2013 |
Data de publicação: | 27-Nov-2013 |
Referência: | SILVA, Aline Nathalia Carvalho. O direito à acessibilidade e a inclusão escolar: um estudo de caso de uma escola pública do Distrito Federal. 2013. 47 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | A escola tem um papel social e democratizador fundamental para o desenvolvimento do cidadão, para isto ela precisa fazer com que todos estejam juntos, participando efetivamente do processo de aprendizagem. Nesta pesquisa, parte-se do pressuposto que tanto a equipe pedagógica e gestora devem estar engajadas para a socialização e o bem estar dos alunos, promovendo, dentre as ações para a promoção da inclusão escolar, a acessibilidade na escola. Este trabalho monográfico busca compreender a concepção de acessibilidade que orienta a organização escolar de uma escola Classe do Distrito Federal, contemplada no ano de 2012 pelo Programa Escola Acessível do Ministério da Educação. A metodologia utilizada baseou-se numa pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, usando uma entrevista semi-estruturada com a gestora daquela escola para a obtenção dos dados. A análise dos dados evidenciou que este Programa, ainda que pouco conhecido, é sem dúvida um beneficio alcançado nas politicas públicas de acessibilidade. Porém, é necessário que ele seja mais eficiente na sua execução, haja vista sua relevância para a promoção do acesso, participação e aprendizagem aos alunos com necessidades educacionais especiais. Pode-se concluir também que a acessibilidade na estrutura física é importante para o bem estar dos alunos, porém, ela por si só não garante a inclusão escolar. Faz-se necessário que haja uma mudança de postura e atitude da equipe gestora em relação à própria condição humana dos alunos que apresentam algum tipo de deficiência e que demandam ações de acessibilidade na escola. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons