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dc.contributor.advisorZardo, Sinara Pollom-
dc.contributor.authorSilva, Aline Nathalia Carvalho-
dc.identifier.citationSILVA, Aline Nathalia Carvalho. O direito à acessibilidade e a inclusão escolar: um estudo de caso de uma escola pública do Distrito Federal. 2013. 47 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.en
dc.description.abstractA escola tem um papel social e democratizador fundamental para o desenvolvimento do cidadão, para isto ela precisa fazer com que todos estejam juntos, participando efetivamente do processo de aprendizagem. Nesta pesquisa, parte-se do pressuposto que tanto a equipe pedagógica e gestora devem estar engajadas para a socialização e o bem estar dos alunos, promovendo, dentre as ações para a promoção da inclusão escolar, a acessibilidade na escola. Este trabalho monográfico busca compreender a concepção de acessibilidade que orienta a organização escolar de uma escola Classe do Distrito Federal, contemplada no ano de 2012 pelo Programa Escola Acessível do Ministério da Educação. A metodologia utilizada baseou-se numa pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, usando uma entrevista semi-estruturada com a gestora daquela escola para a obtenção dos dados. A análise dos dados evidenciou que este Programa, ainda que pouco conhecido, é sem dúvida um beneficio alcançado nas politicas públicas de acessibilidade. Porém, é necessário que ele seja mais eficiente na sua execução, haja vista sua relevância para a promoção do acesso, participação e aprendizagem aos alunos com necessidades educacionais especiais. Pode-se concluir também que a acessibilidade na estrutura física é importante para o bem estar dos alunos, porém, ela por si só não garante a inclusão escolar. Faz-se necessário que haja uma mudança de postura e atitude da equipe gestora em relação à própria condição humana dos alunos que apresentam algum tipo de deficiência e que demandam ações de acessibilidade na escola.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEstudantes deficientesen
dc.subject.keywordAcessibilidadeen
dc.subject.keywordInclusão escolaren
dc.subject.keywordPolíticas educacionaisen
dc.titleO direito à acessibilidade e a inclusão escolar : um estudo de caso de uma escola pública do Distrito Federalen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2013-11-27T11:08:44Z-
dc.date.available2013-11-27T11:08:44Z-
dc.date.issued2013-11-27T11:08:44Z-
dc.date.submitted2013-03-12-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/6640-
dc.language.isoPortuguêsen
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