Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6342
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_RaíssadeLaFuenteGouvêadeSouza.pdf2,05 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Intervenção de apoio às boas práticas em uma unidade de alimentação em Brasília
Autor(es): Souza, Raíssa de La Fuente Gouvêa de
Orientador(es): Akutsu, Rita de Cássia
Assunto: Unidades de alimentação
Higiene alimentar
Alimentos - contaminação
Boas práticas de fabricação de alimentos
Data de apresentação: 19-Jul-2013
Data de publicação: 17-Out-2013
Referência: SOUZA, Raíssa de La Fuente Gouvêa de. Intervenção de apoio às boas práticas em uma unidade de alimentação em Brasília. 2013. 57 f. Monografia (Bacharelado em Nutrição)–Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Tendo em vista a importância e a necessidade de adequação dos serviços de alimentação à legislação vigente, foi realizado um estudo de intervenção de apoio às Boas Práticas (BP) por um período de cinco meses em uma unidade de alimentação em Brasília. O trabalho objetivou quantificar o nível de adequação quanto à legislação (RDC 216) através de um instrumento de verificação. A partir do diagnóstico inicial foi elaborado um plano de ação com intuito de contribuir na adequação da unidade, bem como realizar uma sensibilização com os manipuladores de alimentos em relação às BP e avaliar o processo de higienização de algumas superfícies. Foi possível evoluir de 53% a 77% de adequação dos itens, bem como estabelecer procedimentos indispensáveis ao bom funcionamento do estabelecimento como implantação do Manual de Boas Práticas (MBP) e Procedimentos Operacionais Padronizados (POP). Houve ainda uma melhoria no processo de higienização de duas das três superfícies avaliadas quanto à presença de microrganismos aeróbios mesófilos após a intervenção. Em suma, foi possível constatar a eficiência de uma intervenção quando há um comprometimento da gestão (nutricionista) em realizar uma de suas funções fundamentais dentro de uma unidade de alimentação, que é o esforço em cumprir com as exigências legais para o fornecimento de um alimento seguro. Diagnosticar os problemas encontrados, propor alterações e atuar em um intenso processo de fiscalização contribuiu para a adoção de Boas Práticas na unidade e diminuiu os riscos de contaminação por alimentos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)–Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição, 2013.
Aparece na Coleção:Nutrição



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons