Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6324
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_RenataBrasileiroMiranda.pdf445,09 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A utilização do mamão verde na alimentação humana : uma revisão
Autor(es): Miranda, Renata Brasileiro
Orientador(es): Zandonadi, Renata Puppin
Assunto: Alimentação
Frutas
Mamão
Data de apresentação: 9-Dez-2011
Data de publicação: 15-Out-2013
Referência: MIRANDA, Renata Brasileiro. A utilização do mamão verde na alimentação humana: uma revisão. 2011. 28 f. Monografia (Bacharelado em Nutrição)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O objetivo do estudo foi realizar um levantamento da literatura científica acerca da utilização do mamão verde na alimentação humana para avaliar a possibilidade do aproveitamento do mamão verde que é descartado. Para tanto foi realizado um levantamento da literatura científica relacionada ao tema em periódicos indexados no Portal de Periódicos da Capes e na Biblioteca Virtual em Saúde nos ultimos 10 anos. O mamão verde tem tem baixa atividade antioxidante e vitamina C, mas oferece uma maior quantidade de fibras do que o fruto maduro, além de ter maior quantidade de papaína. As fibras e a papaína aumentam a motilidade intestinal, caracterizando a propriedade laxante dessa fruta, além de auxiliar no controle de dislipidemias e outras doenças. Verificou-se também por meio da literatura que desperdício de mamão na cadeia de produção é grande, principalmente daqueles que são deformados. Apesar de existirem outras possibilidades de aproveitamento do mamão, a utilização do fruto na alimentação humana pode ser sustentável e nutricionalmente estratégica. O mamão verde pode ser utilizado em receitas doces e salgadas, devido a versatilidade do sabor. Portanto, são necessários mais estudos sobre formas de aproveitamento do mamão verde na alimentação humana.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição, 2011.
Aparece na Coleção:Nutrição



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons