Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/6317
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_TarcilaBaptistaGermanoDeAndrade.pdf426,92 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Batata-palha realizada em forno microondas como alternativa à batata-palha convencional
Autor(es): Andrade, Tarcila Baptista Germano de
Orientador(es): Zandonadi, Renata Puppin
Assunto: Alimentos - avaliação sensorial
Culinária (Batata)
Alimentos - composição
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 15-Out-2013
Referência: ANDRADE, Tarcila Baptista Germano de. Batata-palha realizada em forno microondas como alternativa à batata-palha convencional. 2013. 52 f., il. Monografia (Bacharelado em Nutrição)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Estima-se que a principal causa do sobrepeso e da obesidade seja um desequilíbrio energético entre a quantidade de calorias consumidas e a quantidade de calorias gastas. Esse desequilíbrio pode ser atribuído à diminuição na prática de exercícios físicos associada ao aumento no consumo de alimentos de alta densidade energética, normalmente ricos em gordura e/ ou açúcar. Devido a esses problemas de saúde pública, existe uma forte recomendação de redução no consumo de alimentos gordurosos, principalmente das frituras. Dentre as frituras mais consumidas em todo mundo temos as batatas chips, palito e palha. Frente ao amplo consumo de batatas, principalmente fritas, verifica-se a necessidade de se buscar alternativas de métodos de cocção que mantenham características sensoriais agradáveis, mas que possibilitem um produto final mais saudável. Trata-se de um estudo exploratório quantitativo subdividido em quatro etapas: seleção e teste das preparações, análise de composição química, análise sensorial e análise estatística dos dados. As análises de coposição química indicaram que a batata-palha de microondas apresenta maior quantidade de proteína e minerais, e menor quantidade de lipídios se comparada com a batata-palha convencional. Observou-se, por meio da análise sensorial, que ambas as amostras foram aceitas pelos seus provadores. A análise estatística indicou que não há diferença entre os atributos: aceitabilidade geral, cor, odor, sabor e textura das batatas-palha convencional e de microondas. Portanto, verificou-se que é possível, através da mudança no método de cocção, produzir batatas-palha com melhor composição nutricional mantendo as características sensoriais desejadas.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição, 2013.
Aparece na Coleção:Nutrição



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons