Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6310
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_NathaliaBrandaoDoNascimento.pdf421,96 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Concepções e práticas alimentares dos pacientes indicados para cirurgia bariátrica no Hospital Universitário de Brasília (HUB)
Autor(es): Nascimento, Nathália Brandão do
Orientador(es): Díaz Bermúdez, Ximena Pamela Claudia
Assunto: Obesidade - cirurgia
Hábitos alimentares
Data de apresentação: 1-Mar-2013
Data de publicação: 15-Out-2013
Referência: NASCIMENTO, Nathália Brandão do. Concepções e práticas alimentares dos pacientes indicados para cirurgia bariátrica no Hospital Universitário de Brasília (HUB). 2013. 40 f. Monografia (Bacharelado em Nutrição)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: As práticas alimentares são aspectos concretos da alimentação, por exemplo: o que se come, com quem, onde, o que, de que maneira, combinações, técnicas de preparo. Desse modo, envolve desde as escolhas dos alimentos até o consumo, expressando o resultado da interação entre fatores biológicos, econômicos, sociais, físicos e psicológicos, os quais as pessoas estão sujeitas todos os dias (EUFIC, 2005; GARCIA, 1999). Sendo assim, a maneira que o obeso enxerga sua alimentação e o relacionamento que estabelece com os alimentos diante das várias situações sociais, culturais e psicológicas são dados que precisam ser considerados para a criação de estratégias de intervenção nutricional. O objetivo desse estudo é identificar concepções e práticas alimentares, relacionadas com a experiência de vida da obesidade mórbida, de pacientes indicados para a cirurgia bariátrica e que tenham sido recém-submetidos ao procedimento no Hospital Universitário de Brasília (HUB). Este estudo é de caráter qualitativo, que utilizou de observação etnográfica, com o desenvolvimento de entrevistas semi-estruturadas, a partir da definição de um roteiro. Dessa forma, a coleta de dados foi feita com cinco pacientes, que aceitaram participar da pesquisa. O diário de campo também foi utilizado para registro de expressões não-verbais e acontecimentos durante a pesquisa em campo, que ajudassem na compreensão do contexto e do ambiente da pesquisa. A análise dos dados foi realizada manualmente a partir das entrevistas transcritas e dos registros no diário de campo, buscando identificar as categorias nativas dos interlocutores, a partir de suas narrativas.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição, 2013.
Aparece na Coleção:Nutrição



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons