Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/6096
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_AnaCarolinaQuintilhanCampos.pdf458,75 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A alfabetização matemática de crianças de cinco anos : em discussão a formação de professores
Autor(es): Campos, Ana Carolina Quintilhan
Orientador(es): Neves, Regina da Silva Pina
Assunto: Educação de crianças
Matemática - estudo e ensino
Professores de matemática
Data de apresentação: 17-Jul-2013
Data de publicação: 23-Set-2013
Referência: CAMPOS, Ana Carolina Quintilhan. A alfabetização matemática de crianças de cinco anos: em discussão a formação de professores. 2013. 47 f. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Desenvolvemos um trabalho de pesquisa psicopedagógica com duas professoras da Educação Infantil. A intervenção se deu em duas instituições privadas de Educação Infantil, ambas situadas em Brasília. Foram realizadas três sessões de avaliação de competências dos professores e suas atuações frente a seus alunos e duas sessões de intervenção. A pesquisa baseou-se no método de intervenção de Fávero (2001), onde inicialmente se avalia as competências dos sujeitos e posteriormente se procede a intervenção. Cada sessão serve de fundamento para o planejamento da sessão seguinte. Os resultados confirmaram que a prática dessas professoras é influenciada pelas concepções tanto dos pais como da escola. Confirmou-se ainda que as educadoras não possuem uma consciência de sua prática e que necessitam instrumentalizar-se melhor teoricamente.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2013.
Aparece na Coleção:Psicopedagogia Clínica e Institucional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons