Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6060
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_JaciraChavesRibeiro.pdf376,65 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O mito do prazer da leitura : intervenções psicopedagógicas com professoras alfabetizadoras do Distrito Federal
Autor(es): Ribeiro, Jacira Chaves
Orientador(es): Silva, Daniele Nunes Henrique
Assunto: Professores
Interesses na leitura
Psicopedagogia
Leitura
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 17-Set-2013
Referência: RIBEIRO, Jacira Chaves. O mito do prazer da leitura: intervenções psicopedagógicas com professoras alfabetizadoras do Distrito Federal. 2013. 47 f. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O trabalho apresentado tem como proposta realizar intervenções psicopedagógicas de caráter avaliativo e de ações reflexivas em torno da temática leitura, tendo como tema o mito do Prazer de Leitura, junto a um grupo de professoras alfabetizadoras, do segundo ano do Bloco Inicial de Alfabetização- BIA, da Rede Pública de Ensino, da Secretaria de Estado de Educação, do Distrito Federal. Os sujeitos partícipes da pesquisa foram dezesseis professoras que durante o processo de investigação demonstraram não gostar de ler, apontando fatores desfavoráveis no caminhar formativo. A metodologia utilizada privilegiou intervenções diretas da pesquisadora e as professoras partícipes, com uma a duas horas de duração, tendo o caderno de campo, observação, questionário como fonte de coleta e análise dos dados. Pode-se observar, ao longo do trabalho, que as reflexões alcançadas por meio das intervenções serviram como ponto de partida para uma possível nova abordagem, diante do que venha a ser leitura, se é possível ensinar a gostar de ler, assim como a criação ou não do hábito de leitura como possibilidade de prazer ou não. A conclusão indica que há uma grande contradição entre os posicionamentos docentes diante da leitura, além de evidenciar a carência formativa do ato de ler nos professores observados.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2013.
Aparece na Coleção:Psicopedagogia Clínica e Institucional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons