Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6060
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_JaciraChavesRibeiro.pdf376,65 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSilva, Daniele Nunes Henrique-
dc.contributor.authorRibeiro, Jacira Chaves-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Jacira Chaves. O mito do prazer da leitura: intervenções psicopedagógicas com professoras alfabetizadoras do Distrito Federal. 2013. 47 f. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2013.en
dc.description.abstractO trabalho apresentado tem como proposta realizar intervenções psicopedagógicas de caráter avaliativo e de ações reflexivas em torno da temática leitura, tendo como tema o mito do Prazer de Leitura, junto a um grupo de professoras alfabetizadoras, do segundo ano do Bloco Inicial de Alfabetização- BIA, da Rede Pública de Ensino, da Secretaria de Estado de Educação, do Distrito Federal. Os sujeitos partícipes da pesquisa foram dezesseis professoras que durante o processo de investigação demonstraram não gostar de ler, apontando fatores desfavoráveis no caminhar formativo. A metodologia utilizada privilegiou intervenções diretas da pesquisadora e as professoras partícipes, com uma a duas horas de duração, tendo o caderno de campo, observação, questionário como fonte de coleta e análise dos dados. Pode-se observar, ao longo do trabalho, que as reflexões alcançadas por meio das intervenções serviram como ponto de partida para uma possível nova abordagem, diante do que venha a ser leitura, se é possível ensinar a gostar de ler, assim como a criação ou não do hábito de leitura como possibilidade de prazer ou não. A conclusão indica que há uma grande contradição entre os posicionamentos docentes diante da leitura, além de evidenciar a carência formativa do ato de ler nos professores observados.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordProfessoresen
dc.subject.keywordInteresses na leituraen
dc.subject.keywordPsicopedagogiaen
dc.subject.keywordLeituraen
dc.titleO mito do prazer da leitura : intervenções psicopedagógicas com professoras alfabetizadoras do Distrito Federalen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2013-09-17T15:04:45Z-
dc.date.available2013-09-17T15:04:45Z-
dc.date.issued2013-09-17T15:04:45Z-
dc.date.submitted2013-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/6060-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Psicopedagogia Clínica e Institucional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons