Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/6052
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_MariaAngelicaCordeiro.pdf66,98 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A inclusão escolar e social de jovens e adultos surdos : articulando uma Proposta de ações pedagógicas para contra-turno no CAIC Tancredo de Almeida Neves de Valparaíso de Goiás
Autor(es): Cordeiro, Maria Angélica
Orientador(es): Lopes, Ruth Gonçalves de Faria
Coorientador(es): Santos, Cléssia Mara
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : Distrito Federal : PNEE-Surdos
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Educação inclusiva
Língua brasileira de sinais
Surdos - educação
Data de apresentação: Jul-2010
Data de publicação: 17-Set-2013
Referência: CORDEIRO, Maria Angélica. A inclusão escolar e social de jovens e adultos surdos: articulando uma Proposta de ações pedagógicas para contra-turno no CAIC Tancredo de Almeida Neves de Valparaíso de Goiás. 2010. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2010.
Resumo: Ao se perceber falhas graves e contestáveis na forma em que se apresentava o ensino para os alunos surdos da rede do Município de Valparaíso de Goiás, houve uma necessidade de transformação do processo de ensino-aprendizagem que transpassasse os muros das salas de aulas comuns, esse projeto vem propor o desenvolvimento de novas estratégias realizadas em atividades no período de contra-turno das turmas regulares desses alunos surdos, para um alcance mais avançado e perceptível dentro desse processo de ensino, além de ter a intenção de ocasionar uma reflexão à inclusão social de pessoas com necessidades educacionais especiais, com ênfase na Língua Brasileira de Sinais, incentivando uma nova visão de comunicação entre surdos e ouvintes, tentando tornar um convívio agradável e respeitoso entre as partes, e sobre tudo fazer com que tal realidade seja percebida de forma natural no cotidiano de toda a comunidade escolar.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2010.
Licença: Item depositado a partir de autorização concedida pelo autor à Faculdade de Educação.
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.