Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/6048
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_SilviaMariaDeAlmeidaCavalcantePereira.pdf395,46 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Biblioteca viva : uma intervenção no ensino de língua portuguesa no segundo segmento da EJA
Autor(es): Pereira, Sílvia Maria de Almeida Cavalcante
Orientador(es): Reis, Renato Hilário dos
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : Distrito Federal : Língua Portuguesa
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Bibliotecas escolares
Leitura
Língua portuguesa - estudo e ensino
Data de apresentação: Jul-2010
Data de publicação: 17-Set-2013
Referência: PEREIRA, Sílvia Maria de Almeida Cavalcante. Biblioteca viva: uma intervenção no ensino de língua portuguesa no segundo segmento da EJA. 2010. 21 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2010.
Resumo: Em uma sociedade que se transforma tão rapidamente em conseqüência de tantas informações e conhecimentos gerados pela ciência e pela tecnologia, é necessário que as pessoas aprendam a ler, interpretar e pesquisar para saber discernir e traçar o seu próprio caminho em meio a tantas perspectivas que o mundo apresenta. Entretanto, as práticas de leitura, interpretação e pesquisas são grandes desafios de muitos professores no ensino de língua portuguesa, por isso o projeto tem como objetivo contribuir para a inserção dos alunos da EJA do segundo seguimento do CEF São José, às práticas de leituras, interpretação, pesquisas e ao uso adequado da biblioteca escolar, a fim de fomentar a formação de sujeitos leitores e co-responsáveis pela sua formação. Para isso propomos atividades como: visitas periódicas a biblioteca para leitura e pesquisa, debates, palestras com escritores, recitais, sarau, representações artísticas que resultem em práticas sociais e comunicativas essenciais à compreensão do contexto sócio-historico-político dos alunos de uma maneira lúdica, crítica, prazerosa e eficaz, no período de um semestre, com adesão do maior número de docentes possíveis.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2010.
Licença: Item depositado a partir de autorização concedida pelo autor à Faculdade de Educação.
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.