Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5898
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_JeniferRicardaDeMelo.pdf246,19 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise do perfil dos professores de Ciências Naturais nos anos iniciais do ensino fundamental : um estudo nas escolas de Planaltina-DF
Autor(es): Melo, Jenifer Ricarda de
Orientador(es): Viveiro, Alessandra Aparecida
Coorientador(es): Rotta, Jeane Cristina Gomes
Assunto: Ciências - estudo e ensino
Professores de ciência - formação
Data de apresentação: Fev-2013
Data de publicação: 21-Ago-2013
Referência: MELO, Jenifer Ricarda de. Análise do perfil dos professores de Ciências Naturais nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo nas escolas de Planaltina-DF. 2013. 13 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2013.
Resumo: A criança precisa entrar em contato com as ciências naturais desde a sua entrada na escola. Todavia, muitas dificuldades são relatadas para a inserção deste componente curricular nos anos iniciais, como por exemplo, as lacunas na formação de profissionais que lecionam nesse nível de ensino. A presente pesquisa tem por objetivo traçar um panorama sobre o perfil de professores no ensino de ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas públicas de Planaltina-DF, a partir de dois objetivos específicos: caracterizar o professor que atua ensinando Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas públicas de Planaltina-DF; identificar as principais abordagens pedagógicas e os conceitos explorados em ciências naturais na prática docente nos anos iniciais. Os resultados da pesquisa corroboram o já exposto na literatura, em que os professores valorizam mais a formação em linguagens do estudante dos anos escolares iniciais, em detrimento do ensino de ciências por diferentes motivos, tais como falta de preparo profissional oriundo da formação inicial e continuada e dificuldades operacionais, como falta de acesso a recursos e espaço.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Ciências Naturais, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons