Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/5896
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_AlyneRibieroFerro.pdf914,07 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Prazer, somos professoras de sucesso da escola inclusiva!
Autor(es): Ferro, Alyne Ribeiro
Orientador(es): Caixeta, Juliana Eugênia
Assunto: Rendimento escolar
Professores - atitudes
Educação inclusiva
Data de apresentação: 22-Jul-2013
Data de publicação: 21-Ago-2013
Referência: FERRO, Alyne Ribeiro. Prazer, somos professoras de sucesso da escola inclusiva!. 2013. 26 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2013.
Resumo: Historicamente, as pesquisas têm se dedicado mais ao fracasso escolar que ao sucesso, revelando a existência de poucas pesquisas voltadas ao sucesso, com análises mais criteriosas do trabalho do/a professor/a. Esta pesquisa propõe a discussão sobre o/a professor/a de sucesso da escola inclusiva. Para tanto, investigou as características de duas professoras de sucesso, considerando suas habilidades e motivações na execução da sua atividade profissional rumo a direções bem sucedidas do processo ensino-aprendizagem para todos. A construção dos dados aconteceu a partir de observações do trabalho desenvolvido pelas professoras e por um questionário aberto. Os resultados evidenciaram quatro principais características das professoras de sucesso: conhecimento teórico e prático sobre suas disciplinas e funções na escola; relacionamento professora-alunos marcado por muito comprometimento, percebido pelos esforços que as professoras fazem para atingirem seus objetivos em sala; importante articulação com a equipe da escola como essencial para a obtenção de seus objetivos em sala de aula e, por fim, pessoas e profissionais muito solidárias na sua forma de ser e atuar no mundo e na escola. As professoras de sucesso apresentam forte querer-fazer que emerge do encontro delas com seus alunos e tomam suas práticas como objeto contínuo de reflexão.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Ciências Naturais, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons