Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/5767
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_AnaTeixeiraSilva_IzabelRocha_VeronicaSantos.pdf18,73 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Cinema na escola como instrumento de inserção cultural e social
Autor(es): Silva, Ana Teixeira da
Rocha, Izabel Oliveira
Santos, Verônica Valério
Orientador(es): Rêses, Erlando da Silva
Coorientador(es): Santos, Alzira Aparecida Diogo Alvarez dos
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : Distrito Federal : Cultura/Cinema
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Inclusão social
Atividades lúdicas
Cinema na educação
Data de apresentação: Jul-2010
Data de publicação: 2-Ago-2013
Referência: SILVA, Ana Teixeira da; ROCHA, Izabel Oliveira ; SANTOS, Verônica Valério. Cinema na escola como instrumento de inserção cultural e social. 2010. 66 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2010.
Resumo: Projeto de Intervenção Local desenvolvido no Centro de Ensino Médio 03 do Gama, entre os períodos de fevereiro de 2009 a junho de 2010, sobre a perspectiva de inserção cultural e social do cinema na escola. Por seu caráter heterogêneo, transgressor, desconstrutor e aglutinador, a Sétima Arte, dentro das premissas da “pedagogia e da sociologia do cinema” como agente socializante e socializador, além de ofertar inúmeras possibilidades organizacionais e técnicas com múltiplos recursos pedagógicos, representa, também, um portentoso veículo de transformação social e cultural. Assim, ao estimular o desenvolvimento da criatividade dos/as alunos/as, do espírito inventivo e alegórico, laureado pela ludicidade, pretendemos, entre outros propósitos, promover a compreensão mais real sobre o “fazer e produzir cinema” como uma prática cultural e artística acessível a todos/as, em especial nossos/as alunos/as, Sujeitos da EJA. Com isso, conduziremos nossos/as alunos/as e os/as próprios/as professores/as à percepção crítica e prática de que o cinema, como dimensão de arte universal, instrumentaliza a construção de conhecimento filosófico, histórico, crítico e estético e se manifesta como uma possibilidade real para se trabalhar a autonomia dos sujeitos da educação, atores sociais, no processo de construção histórica e cultural de nosso país, em especial, da cultura cinematográfica brasileira. Desse modo, serão contempladas todas as perspectivas inclusivas da Diversidade e Cidadania dos Sujeitos da EJA e Trabalhadores que foram delineadas ao longo desse per-curso.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2010.
Licença: Item depositado a partir de autorização concedida pelo autor à Faculdade de Educação.
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.