Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5767
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_AnaTeixeiraSilva_IzabelRocha_VeronicaSantos.pdf18,73 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorRêses, Erlando da Silva-
dc.contributor.authorSilva, Ana Teixeira da-
dc.contributor.authorRocha, Izabel Oliveira-
dc.contributor.authorSantos, Verônica Valério-
dc.identifier.citationSILVA, Ana Teixeira da; ROCHA, Izabel Oliveira ; SANTOS, Verônica Valério. Cinema na escola como instrumento de inserção cultural e social. 2010. 66 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2010.en
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2010.en
dc.description.abstractProjeto de Intervenção Local desenvolvido no Centro de Ensino Médio 03 do Gama, entre os períodos de fevereiro de 2009 a junho de 2010, sobre a perspectiva de inserção cultural e social do cinema na escola. Por seu caráter heterogêneo, transgressor, desconstrutor e aglutinador, a Sétima Arte, dentro das premissas da “pedagogia e da sociologia do cinema” como agente socializante e socializador, além de ofertar inúmeras possibilidades organizacionais e técnicas com múltiplos recursos pedagógicos, representa, também, um portentoso veículo de transformação social e cultural. Assim, ao estimular o desenvolvimento da criatividade dos/as alunos/as, do espírito inventivo e alegórico, laureado pela ludicidade, pretendemos, entre outros propósitos, promover a compreensão mais real sobre o “fazer e produzir cinema” como uma prática cultural e artística acessível a todos/as, em especial nossos/as alunos/as, Sujeitos da EJA. Com isso, conduziremos nossos/as alunos/as e os/as próprios/as professores/as à percepção crítica e prática de que o cinema, como dimensão de arte universal, instrumentaliza a construção de conhecimento filosófico, histórico, crítico e estético e se manifesta como uma possibilidade real para se trabalhar a autonomia dos sujeitos da educação, atores sociais, no processo de construção histórica e cultural de nosso país, em especial, da cultura cinematográfica brasileira. Desse modo, serão contempladas todas as perspectivas inclusivas da Diversidade e Cidadania dos Sujeitos da EJA e Trabalhadores que foram delineadas ao longo desse per-curso.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação de Jovens e Adultos (EJA)en
dc.subject.keywordInclusão socialen
dc.subject.keywordAtividades lúdicasen
dc.subject.keywordCinema na educaçãoen
dc.titleCinema na escola como instrumento de inserção cultural e socialen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2013-08-02T13:03:10Z-
dc.date.available2013-08-02T13:03:10Z-
dc.date.issued2013-08-02T13:03:10Z-
dc.date.submitted2010-07-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/5767-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.-
dc.contributor.advisorcoSantos, Alzira Aparecida Diogo Alvarez dos-
dc.themeEducação de Jovens e Adultos (EJA) : Distrito Federal : Cultura/Cinema-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2010.07.TCC.5767pt_BR
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.