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Título: Repensando a proposta pedagógica no contexto da alfabetização de jovens e adultos
Autor(es): Santos, Adriano Gomes da Silva dos
Cruz, Eliete da Silva Nascimento
Orientador(es): Sousa, Carlos Alberto Lopes de
Coorientador(es): Ribeiro, Elvira Rodrigues
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : Distrito Federal : Alfabetização
Assunto: Prática de ensino
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Alfabetização
Data de apresentação: Jul-2010
Data de publicação: 30-Jul-2013
Referência: SANTOS, Adriano Gomes da Silva dos; CRUZ, Eliete da Silva Nascimento. Repensando a proposta pedagógica no contexto da alfabetização de jovens e adultos. 2010. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2010.
Resumo: O projeto visa Melhorar o ensino e aprendizagem dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) através da busca de uma oferta de ensino de qualidade e contribuir para a redução do analfabetismo e a elevação da escolaridade no Brasil. Tendo como objetivo refletir sobre a importância da Educação de Jovens e Adultos em sua etapa primeira, a alfabetização, discutir metodologias de alfabetização de jovens e adultos, desenvolver referencial teórico-metodológico capaz de dialogar com as praticas necessárias para uma educação inclusiva, reestruturação da proposta pedagógica da escola na busca de um ensino de qualidade e superação das dificuldades em que a escola encontra em relação aos alunos da Educação de Jovens e Adultos, tendo como referencial teórico – metodológico as contribuições da teoria Freiriana e outros autores com conhecimento na área de estudo. É também um espaço de diálogo em experiências de ensino que contribuem na formação docente e discente em relação às práticas educativas e pedagógicas. O projeto se justifica por contribuir para superação do analfabetismo a uma parcela significativa de jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de acesso ao conhecimento da leitura e da escrita em tempo próprio, contribuindo para a formação cidadã que se consubstancia em um dos elementos necessários ao processo de transformação social. A metodologia utilizada na elaboração do projeto foi levantamento bibliográfico e pesquisa-ação que organizam e definem o projeto.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.07.TCC.5747
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