Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5747
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_AdrianoGomesSantos_ElieteCruz_Completol.pdf108,54 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSousa, Carlos Alberto Lopes de-
dc.contributor.authorSantos, Adriano Gomes da Silva dos-
dc.contributor.authorCruz, Eliete da Silva Nascimento-
dc.identifier.citationSANTOS, Adriano Gomes da Silva dos; CRUZ, Eliete da Silva Nascimento. Repensando a proposta pedagógica no contexto da alfabetização de jovens e adultos. 2010. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2010.en
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2010.en
dc.description.abstractO projeto visa Melhorar o ensino e aprendizagem dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) através da busca de uma oferta de ensino de qualidade e contribuir para a redução do analfabetismo e a elevação da escolaridade no Brasil. Tendo como objetivo refletir sobre a importância da Educação de Jovens e Adultos em sua etapa primeira, a alfabetização, discutir metodologias de alfabetização de jovens e adultos, desenvolver referencial teórico-metodológico capaz de dialogar com as praticas necessárias para uma educação inclusiva, reestruturação da proposta pedagógica da escola na busca de um ensino de qualidade e superação das dificuldades em que a escola encontra em relação aos alunos da Educação de Jovens e Adultos, tendo como referencial teórico – metodológico as contribuições da teoria Freiriana e outros autores com conhecimento na área de estudo. É também um espaço de diálogo em experiências de ensino que contribuem na formação docente e discente em relação às práticas educativas e pedagógicas. O projeto se justifica por contribuir para superação do analfabetismo a uma parcela significativa de jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de acesso ao conhecimento da leitura e da escrita em tempo próprio, contribuindo para a formação cidadã que se consubstancia em um dos elementos necessários ao processo de transformação social. A metodologia utilizada na elaboração do projeto foi levantamento bibliográfico e pesquisa-ação que organizam e definem o projeto.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordPrática de ensinoen
dc.subject.keywordEducação de Jovens e Adultos (EJA)en
dc.subject.keywordAlfabetizaçãoen
dc.titleRepensando a proposta pedagógica no contexto da alfabetização de jovens e adultosen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2013-07-30T14:01:43Z-
dc.date.available2013-07-30T14:01:43Z-
dc.date.issued2013-07-30T14:01:43Z-
dc.date.submitted2010-07-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/5747-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.-
dc.contributor.advisorcoRibeiro, Elvira Rodrigues-
dc.themeEducação de Jovens e Adultos (EJA) : Distrito Federal : Alfabetização-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2010.07.TCC.5747pt_BR
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.